Em sua segunda temporada, o projeto Bravíssimo Concertos realizado pela Unicultura (Universidade Livre da Cultura) segue voltado para a formação de plateias de diferentes correntes musicais. Para este ano, o calendário prevê apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira nas cidades de Medianeira, Curitiba e Cascavel.
O Bravíssimo começou em 2019, na cidade paranaense de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.
A estreia do Bravíssimo em Curitiba será nesta quinta-feira 5 de maio, às 20h, na Capela Santa Maria (r. Conselheiro Laurindo, 273) com o programa “A Ópera no Mundo”. Na oportunidade, o público poderá apreciar óperas da França, Itália, Polônia, Estados Unidos e Áustria. Obras de Verdi, Puccini, Carlos Gomes, entre outros importantes compositores serão interpretadas pela soprano Ornella de Luca e o tenor Vitorio Scarpi com o acompanhamento do pianista Thiago Plaça Teixeira.
Outra atração para o público presente será a presença da professora e especialista em história da música, Liana Justus. Durante o concerto didático, a autora de 11 livros e ganhadora de dois prêmios Jabuti, passará informações contextualizadas sobre as obras e compositores do programa.
Além do concerto aberto ao público, o Bravíssimo também levará ao Teatro da Vila, nesta terça-feira 3, atividades para alunos e professores da rede municipal de ensino. Com a coordenação pedagógica da professora de música Liana Justus, serão realizados exercícios para despertar o interesse pela música clássica e instrumental. A ação também contará com a presença do multi-instrumentista e pesquisador de música céltica, nórdica e medieval Carlos Simas. Além da apresentação musical, o músico colocará os alunos em contato com instrumentos medievais.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação.
(Com informações de Zelig Digital)