No próximo dia 13 de setembro, a partir das 18h30, o escritor Ernani Buchmann lança duas obras em sessões de autógrafos durante a Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro na Praça Santos Andrade. Os livros são fruto do trabalho realizado pelo autor durante a pandemia, quando o ato de escrever revelou-se a única atividade possível para superar o confinamento.
O ensaio Tiranos – Ditadores Latino-americanos na Literatura é um lançamento da Editora Almedina, dentro da Coleção Abelha Mel e Ferrão, dirigida pelo escritor Deonísio da Silva. com prefácio de Fábio Campana. “A opereta nos leva a uma viagem fantástica pelos países latino-americanos que padecem ou padeceram sob o mando de ditadores, personagens quase sempre tragicômicos no abuso do seu poder e carregam marcas do ridículo e do absurdo”, escreveu Campana.
Tiranos é a versão ampliada de Ditadores de Opereta, publicação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, lançado no fim de 2020 e premiado pela Academia Catarinense de Letras como o melhor ensaio daquele ano. A nova edição tem previsão de lançamento em Portugal e demais países lusófonos.
O segundo livro do autor é Copa 42 – O Simbólico Mundial Nazi-fascista, editado pelo Sesc PR. Com orelha de Carneiro Neto e prefácio de Celso Unzelte, conhecido historiador do futebol, uma das figuras mais conhecidas da ESPN. A mistura de ficção e realidade para narrar os episódios que cercaram a realização daquela Copa, gerou uma fantasia escrita com a linguagem objetiva de um jornalista. “Eis a fascinante – mais, até, que isso: irresistível – proposta de Ernani Buchmann”, disse ele. A revelação sobre qual país venceu aquela Copa fica reservada a quem adquirir a obra.
Os livros serão vendidos a R$ 40 cada um.
(Fonte: Sesc PR/Núcleo de Comunicação e Marketing)