Café + brownie = surpresas no paladar

O kit inclui o pacote de Moca, o vidro da mistura e chocolate picado

“Café com chocolate? Sim! Mas não qualquer café nem qualquer chocolate”.

Assim a mestre de torras Cláudia Bertin, titular do Distinto Cafés, de Curitiba, e a barista Anni Hirami definem a harmonização de café com brownie, que desenvolveram com a Carolina Doceria.

O café escolhido para combinar com o doce é o Moca, também conhecido como Peaberry, resultado de uma mutação natural do grão do cafeeiro.

Explica Cláudia: “Normalmente, em cada fruta do café crescem dois grãos, duas sementinhas que formam o grão de café. No caso do Peaberry ou Moca é diferente, pois surge de uma falha na fecundação e, ao invés de duas sementes, apenas uma se desenvolve e ocupa todo o espaço disponível. O resultado é um grão de café mais arredondado; considerado raro, é encontrado em somente 5% da produção total de cafés.

“No Distinto – continua -, ele é nosso grão de perfil sensorial mais achocolatado, e que remete mais fortemente ao café, devido ao seu leve amargor, perfeito para uma harmonização”.

O kit de preparo inclui um pacote de 200 g de café Moca, com receita de preparo; um vidro da mistura para o doce e 180g de chocolate meio amargo picado, mais a receita para a elaboração do brownie.

A versão oferecida traz chocolate meio amargo 54%, com intensidade de cacau 100%, “garantindo maior equilíbrio na doçura”.

O elemento surpresa do brownie é o uso do Cumaru, fruto de uma árvore da região amazônica, conhecido como semente tonka e popularmente chamado de baunilha brasileira por seu muito aromática.

Para degustar, o roteiro é o seguinte: aguarde o brownie recém-assado esfriar, o que permite melhor percepção de seu sabor; prepare o café, prove um pouco dele puro; prove um pedaço de brownie; prove um pouco mais de café e note como desaparece o amargor e, em contrapartida, surge uma leve acidez. Já o brownie oferece mais fortemente um sabor de especiarias, relacionado com notas de baunilha, coco e noz moscada, presente na semente de cumaru.

 

Compartilhar: