Carnaval na República Tcheca

As tradições do Carnaval são passadas de geração em geração pelas famílias/foto: Destino Tchequia

Conheça três festas de Carnaval da República Tcheca, uma mistura de tradições antigas e costumes modernos que lhe darão a oportunidade de viver grandes momentos:

Carnaval da Unesco: na região de Hlinsko

O carnaval é comemorado em quase todos os lugares da República Tcheca, mas na região de Hlinsko o costume é mantido há mais de 100 anos. A tradição pagã sobrevive até hoje graças às famílias, que a passam de geração em geração. Também graças a eles este costume está inscrito na lista da Unesco como patrimônio imaterial. As romarias de carnaval nesta área têm regras claras. Cada casa é visitada sucessivamente e é recebida com doces e bebidas, que representa o desejo de sorte e saúde para todo o ano. As festividades começam no último fim de semana de janeiro e vão até 3 de março. Você também pode visitar o museu ao ar livre Veselý Kopec para aprender mais sobre a história dessas festividades e ver uma coleção de máscaras tradicionais.

Praga

A cidade se veste de alegria e espanta um pouco o frio do inverno com essa festa. De 22 a 25 de fevereiro, as ruas da capital receberão grupos de pessoas fantasiadas, dançando, palhaços e acrobatas. Além das festas de rua, o festival oferece uma série de concertos e danças com espírito aristocrático, e a corrida dos porcos dourados pelas ruas de Praga ou mostras da culinária típica do carnaval. Algumas atividades serão realizadas no palácio Clam-Gallas, onde se apresentaram compositores como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, entre outros. No dia 25 tudo termina com a festa do Carnaval da Boêmia.

Cesky Krumlov

Antigamente, o carnaval era uma festa de prazeres. Havia banquetes nas cortes reais, festas nas cidades e abate de porcos nas aldeias – e tudo terminava com uma festa à fantasia na terça-feira de carnaval, na véspera da quarta-feira de Cinzas. Tudo isso continua acontecendo, uma vez por ano, na cidade patrimônio mundial: Cesky Krumlov. Um desfile de máscaras percorre os becos medievais, acompanhado por artistas de rua, menestréis e músicos, tudo isso cercado de festas, banquetes, exposições históricas e muito mais. De 22 a 25 de fevereiro você não pode perder essas experiências que o levarão a desfrutar hoje dos prazeres do passado.

(Fonte: Destino Tchechia/Pressto)

Compartilhar: