Couromoda em janeiro

Feira deve reunir duas mil coleções no Expo Center Norte

Considerada “a mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina”, a Couromoda terá sua 47ª edição dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo. Pela primeira vez serão três dias para contatos e negócios.

O evento é realizado em paralelo à 10ª São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.

A Couromoda vai reunir cerca de duas mil coleções nos segmentos feminino, masculino, infantil, bolsas e acessórios, que representam em torno de 90% da produção brasileira de calçados e acessórios.

Na feira, normalmente são gerados negócios que movimentam o setor ao longo de todo o ano entre os principais players e lojistas de todo o Brasil, além de compradores globais vindo dos maiores centros de consumo do mundo, com destaque para Estados Unidos e América Latina.

Integra a programação o Fórum Couromoda, nos três dias de evento, com amplo conteúdo abordando temas como gestão e tendência, e programação em parceria com o novo Comitê Couromoda de Varejo, criado para esta edição e integrado pela FecomercioSP, Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), Labfin.Provar/FIA (Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração), ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline) e Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

O formato da área expositiva foi repensado com objetivo de facilitar circulação dos compradores, tornando a visita mais proveitosa e eficiente, de forma que consigam transitar por mais estandes, contatar mais expositores e ampliar o número de negócios fechados.

Entre as novidades estará também uma loja conceito, feita com diferentes soluções tecnológicas para apresentar aos lojistas uma prévia de como serão as lojas do futuro.

Para 2020, a perspectiva para o setor é positiva, com índices que apontam para uma firme retomada econômica, tendo como base o crescimento das vendas nos últimos seis meses, focado nas vendas de Natal.

“Após as boas vendas de final de ano, os varejistas de calçados e acessórios terão que repor seus estoques e preparar as vitrines para as novas coleções. A Couromoda é a plataforma ideal para efetuar estes negócios”, afirma o Diretor Geral da Couromoda, Jeferson Santos.

Confirmando a expectativa, importantes marcas como Via Marte e Cavalera retornam ao mix de empresas participantes, além da carioca Farm, que participou pela primeira vez em 2019, e continua agora com o dobro de área expositiva, percebendo o evento como sua primeira vitrine do ano para o mercado.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa para o final do ano é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado. Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%.

O cenário também é promissor no quadro de exportações: segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçado) há um incremento de cerca 4% de números de pares enviados para o mercado exterior no período em questão.

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