A cidade de São Paulo ganha mais um espaço cultural: o Instituto Artium, de exposições e cursos, que ocupa um palacete histórico de 1.700 metros quadrados, de arquitetura eclética – estilo Luiz XVI modernizado -, no bairro Higienópolis (r. Piaui, 874), recentemente restaurado. O imóvel, chamado de Palacete Stahl, é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial. (Em 1970, o estão cônsul-geral do Japão, Nobuo Okuchi, foi sequestrado quando chegava ao local). Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019.
No Instituto Artium, até 27 de fevereiro, está em cartaz a primeira individual do artista plástico suíço Felice Varini no Brasil: quatro obras inéditas, concebidas especialmente para a arquitetura do Instituto. O trabalho do artista radicado em Paris provoca questionamentos sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.
O presidente do Artium, empresário Carlos Cavalcanti, conta que foi exexcutado um minucioso trabalho de restauro visando à manutenção e à recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção.
O Instituto Artium abre de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita. O agendamento deve ser feito em https://www.eventim.com.br