O livro “De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”, de autoria da jornalista Ariane Abdallah, de São Paulo, será lançado em Curitiba nesta quinta-feira 15, com sessão de autógrafos na Livraria da Vila (Pátio Batel), entre 18h30 e 21h30. O evento também terá um bate-papo com Murilo Foltran, da microcervejaria DUM, de Curitiba.
Na obra, editada pela Companhia das Letras, através do selo Portfolio-Penguin, a autora detalha a saga da Anheuser-Busch InBev, tema ao qual se dedicou nos últimos três anos.
“De um gole só” penetra nos bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título, no entanto, é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “várias etapas”.
A saga tem início em 1989, com a compra da Brahma pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; passa pela fusão com a Antarctica, em 2000, que formou a Ambev; pela união com a belga Interbrew, em 2004, que resultou na criação da InBev; e chega até as compras da norte-americana Anheuser-Busch, em 2008, e da sul-africana SABMiller, em 2016, que transformaram a empresa na maior cervejaria do mundo.