Evento em Foz marca o Ano Novo chinês

O evento terá música, dança e demonstrações de artes marciais/foto: Divulgação/Ibrachina

No domingo 16 de fevereiro, às 9h, Foz do Iguaçu (PR) recebe o show em comemoração ao Ano Novo chinês, evento com música, dança e demonstrações de artes marciais, na praça da Paz.

Na programação, mais de 20 apresentações, incluindo shows da banda Ibrachina Musical Project e do Grupo de Música Tradicional Chinesa, além de performances de artes marciais da Escola Corpo, Mente e Alma.

O público também poderá apreciar a sonoridade de instrumentos típicos chineses, como o Pipá, um dos exemplares de cordas mais antigos da China, com aproximadamente dois mil anos de história, e o Guzheng, uma espécie de cítara chinesa com cerca de 26 cordas e pontes móveis.

O evento é realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) em parceria com a Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu, governo do Paraná, Prefeitura de Foz do Iguaçu, embaixada da China no Brasil, consulado da China em São Paulo e Fundação Cultural Foz do Iguaçu. E tem apoio de instituições como a Sanepar, o Grupo de Música Tradicional Chinesa e o Viale Hoteis.

“O Ano Novo Chinês é uma celebração de renovação e esperança, além de um momento importante para promover a cultura chinesa e fortalecer os laços entre Brasil e China. E, mais uma vez, Foz do Iguaçu, com sua diversidade e integração cultural, é o cenário ideal para essa grande festa”, afirma Thomas Law, presidente do Ibrachina.

O Ano Novo Chinês é uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa e segue o calendário lunar, organizado em ciclos de 12 anos, cada um representado por um animal do zodíaco chinês.

Em 2025, o Ano da Serpente da Madeira traz consigo significados de renovação, crescimento e vitalidade. Segundo a tradição, o período é propício para mudanças, desenvolvimento pessoal e fortalecimento do bem-estar.

O evento é gratuito e aberto a toda a população.

(Com informações de Agência Pub)

Compartilhar: