Feira de Ciências Junior na PUCPR

O tema da Feira este ano é “Direitos humanos: Ciência para desenvolver um futuro mais humano e sustentável”

Tradicional evento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Feira de Ciências Júnior da instituição chega à 7ª edição em 2022 e será realizada de 25 a 27 de outubro em formato híbrido, com atividades online e presenciais, no câmpus Curitiba (r. Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho). Na mesma data, ocorre também a 3ª Mostra Paralela de Ciências Júnior, exclusivamente no formato remoto, aberta à participação de todos os municípios brasileiros.

 

Em 2022, a Feira de Ciências Júnior tem como tema norteador “Direitos humanos: Ciência para desenvolver um futuro mais humano e sustentável” e podiam se inscrever estudantes que desenvolvem projetos científicos em escolas ou colégios de Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, desde que os trabalhos tivessem aderência a um dos seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): 1) erradicação da pobreza; 2) educação de qualidade; 3) igualdade de gênero; 4) trabalho decente e crescimento econômico; 5) redução das desigualdades; e 6) paz, justiça e instituições eficazes. Já a Mostra Paralela de Ciências Júnior tem temática livre. 

 

“Mais do que impulsionar a pesquisa na Educação Básica, a feira e a mostra buscam despertar a vocação científica e tecnológica, bem como a capacidade inventiva e investigativa, nos jovens. Ao longo dos anos, vimos muitos projetos interessantes, o que só comprova o potencial dos adolescentes brasileiros”, pontua a professora Cleybe Hiole Vieira, coordenadora de Iniciação Científica na PUCPR. 

 

Os trabalhos serão avaliados e os estudantes que desenvolverem os melhores projetos poderão, além de receber menção honrosa, ser contemplados com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, programa por meio do qual os jovens têm a oportunidade de desenvolver uma pesquisa dentro da PUCPR, no ano seguinte à premiação, orientados por um dos professores pesquisadores da Universidade.  

 

A avaliação será realizada com base em critérios como utilização de métodos científicos, criatividade, impacto na solução de problemas no subtema escolhido, viabilidade técnica e potencial para implementação, desenvoltura na apresentação verbal e qualidade da apresentação do protótipo e do Diário de Bordo, ferramenta que descreve as atividades desenvolvidas, com registro das etapas do projeto, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises. 

 

A avaliação e a premiação dos projetos científicos vão ocorrer no formato presencial, no câmpus da capital paranaense da PUCPR, e a programação científica será realizada online. Os projetos selecionados abordam temas como segurança pública e dignidade, inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), violência obstétrica, impactos causados pelo uso excessivo da tecnologia e sustentabilidade, entre outros. A lista completa dos trabalhos pode ser acessada no site oficial do evento: www.feiradeciencias.pucpr.br.

 

(Fonte: V3 Comunicação) 

Compartilhar: