Festuris Gramado ainda mais internacional

Solenidade de abertura no Palácio dos Festivais foi muito prestigiada/fotos: Gustavo Mirolli

Não faltou emoção na solenidade de abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo realizada na noite de quinta-feira 9, no Palácio dos Festivais de Gramado. Ciceroneados pelos anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, o evento marcou a consolidação da Região Serrana do Rio Grande do Sul como um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União. “Parabéns a Marta e Eduardo, parabéns a Gramado e vida longa ao Festuris”, desejou o ministro do Turismo, Celso Sabino, que aterrissou no evento recém chegado da Inglaterra.

Também o secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. fez coro à fala do ministro. Segundo Rodriguez, Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. “Aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garantiu que não faltará recursos para o turismo gaúcho”, afirmou Luiz Fernando.

A internacionalização do Festuris foi lembrada pelo ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Para ele, o incremento do setor no Mercosul é fundamental para o desenvolvimento da América do Sul. “Para nós é muito importante estar aqui, em Gramado, para debater e solidificar o intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Estamos no Festuris com uma delegação de 120 pessoas”, assegurou Tabaré.

Um evento de muitas mãos, que valoriza pessoas e destinos. E que há 35 edições aposta na força do turismo como atividade econômica relevante para o mundo. Nas lembranças, nos pronunciamentos, nas apresentações artísticas e nas homenagens, as principais referências foram ao crescimento e posicionamento do Festuris como um evento de negócios e de debates das questões relacionadas ao setor de turismo. O evento conquistou o reconhecimento de melhor feira B2B de turismo das Américas que, neste ano, tem como tema central “Capital Humano: a Chave da Transformação”.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello: festa pelos 35 anos de sucesso do Festuris

Nos discursos foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º Festuris “é uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”. “Esta é uma uma filosofia de nossa empresa e que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”.

Eduardo Zorzanello destacou o crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. “Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e 7 palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado e 40 destinos internacionais”.

Eduardo enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris em 1989 ao lado da sócia, Marta Rossi. Lembrou que na infância via a mãe viajando com frequência e, muitas vezes, não entendia por quê.  “Era para divulgar o Festuris”, disse.

Uma história de sucesso

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, ainda, que “o Festuris é um case de sucesso no Brasil”. Frisou que o Ministério estava trabalhando para fomentar o setor no país criando políticas e desenvolvendo ações que valorizem a cadeia do turismo.

Para o secretário estadual de Turismo interino, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o evento “congrega o setor de turismo brasileiro” e que o Rio Grande do Sul aproveita este espaço para divulgar seus atrativos.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot lembrou que o turismo é a base da economia do município e que o Festuris tem tido um papel muito importante na divulgação da cidade. “Acompanhei de perto esta caminhada que hoje é aplaudida por 40 mil gramadenses”, frisou.

Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguai, país convidado de honra da 35ª edição, estar presente no Festuris era muito importante para o seu país. Disse que o evento fortalece um dos propósitos do Ministério que é divulgar os atrativos do país para o mundo.

O evento foi aberto pela trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler. Na abertura, o hino nacional foi interpretado pela cantora Fátima Gimenez, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado e do acordeonista Felipe Moschem.

No encerramento da cerimônia, ocorreu mais um momento de emoção. A música “O que é, O que é”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela cantora gramadense Milena Dallarosa, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você” e do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta Rossi) e Maria Eduarda (filha de Eduardo Zorzanello).

Durante a solenidade de abertura ocorreram homenagens aos diretores do Festuris. Vera Lúcia De Camillis, presidente da Skal Internacional Brasil, fez a entrega do Troféu Destaque Skal aos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em comemoração a 35ª edição do evento. Outra homenagem aos diretores do Festuris foi feita por Rita Vasconcellos em nome dos Amigos do Festuris.

Durante a solenidade foram entregues, ainda, os troféus Embaixadores do Festuris aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento. Este ano, os homenageados foram Luciano Teixeira e Luciano Bernardo.

O Festuris ocorre nesta sexta e sábado com intensa programação no Serra Park. No período da manhã, tem o Meeting, o maior palco de conteúdos de turismo das Américas e a feira de negócios abre ao meio-dia. Mais informações e a programação no site festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

 

Compartilhar: