Jantar cego, uma experiência sensorial

Hilton São Paulo Morumbi: evento pioneiro no Brasil/ fotos: Divulgação Hilton

Um evento inédito no Brasil, que deve se repetir semanalmente, aos sábados, até 19 de dezembro – o Jantar Cego –, e também em duas sextas-feiras (13 e 20 de novembro, portanto a partir de hoje) vai movimentar o hotel Hilton São Paulo Morumbi (av. das Nações Unidas, 12.901).

Trata-se de uma experiência gastronômica num ambiente totalmente escuro, com cardápio surpresa e música ao vivo a cargo de garçons cegos cantores acompanhados de uma banda.

O dark dining é uma experiência sensorial famosa em países como Inglaterra, Argentina, França, Suécia, Bulgária e Singapura, e vem ganhando adeptos desde sua primeira versão em 1997, em Paris.

O idealizador do projeto, Luiz Righi, explica que diferente de outras experiências onde o público se utiliza de uma venda nos olhos para não enxergar os pratos, no Jantar Cego tudo acontece na total escuridão.

Garçons cegos são o destaque musical do jantar

O jantar terá uma sequência de quatro pratos, preparados pelo chef Rodrigo Mezadri, com opção vegetariana, acompanhados de vinho ou suco, e servidos por seis garçons com deficiência visual. Tentar descobrir qual é o prato que está a sua frente apenas através do aroma e do sabor, se comunicar com as pessoas desconhecidas a sua volta sem vê-las e apreciar o espetáculo musical sem necessariamente enxergá-lo, são algumas das situações que o Jantar Cego proporciona. Os convidados com qualquer tipo de restrição alimentar deverão citá-la no momento da reserva.

Os ingressos, que devem ser comprados através da Sympla, custam entre R$ 200 e R$ 260 por pessoa.

O projeto, cuja parte cultural é produzida através do Proac (lei de incentivo estadual), chama-se Música e Sentidos – Jantar Cego e, além de momentos de entretenimento, tem o objetivo de gerar possibilidades de trabalho, principalmente na área artística, para pessoas com deficiência visual e, ao mesmo tempo, convidar o público a se colocar no lugar do outro, usando a arte e a cultura como ferramentas de inclusão e conscientização da necessidade de uma sociedade mais equilibrada.

O evento será desenvolvido seguindo todos os protocolos de segurança determinados pelas normas sanitárias. Os garçons e equipe de produção utilizarão máscara, luvas e face shield (viseira de acrílico). Embora a capacidade da sala seja de 300 lugares, a ocupação para o Jantar Cego será de, no máximo, 80 convidados. Haverá distanciamento de dois metros entre as mesas e 1,5m entre as pessoas, sendo permitido distanciamento menor apenas para pessoas da mesma família.

O hotel oferece também tarifas especial de hospedagem às pessoas que adquirirem o jantar.

 

Compartilhar: