Empresa com presença destacada no mundo empresarial paranaense – e hoje também em Santa Catarina e São Paulo – o Grupo Livrarias Curitiba, com 29 lojas, completa 55 anos de atividades nesta sexta-feira 23 de novembro. Superou tempos difíceis da economia brasileira e viu desaparecerem concorrentes de peso, até mais antigas e que também deixaram sua marca na capital paranaense.
A empresa, que nasceu pelas mãos do comerciante Valentim Pedro, em 1963, é considerada pelo mercado livreiro como uma das mais respeitadas por sua longevidade, sua ética em todas as relações, seus valores e bons exemplos de gestão corporativa. Seu diretor comercial é o empresário Marcos Pedri, que comanda uma equipe de 800 colabores fixos.
Pode-se dizer que é um ícone da área cultural e educacional de Curitiba.
E integra, mais uma vez, o ranking das “500 Maiores do Sul”, conforme informação do Instituto Amanhã e PwC, na 28ª edição da pesquisa anual. Esse ranking regional utiliza os balanços das corporações segundo o índice VPG – Valor Ponderado de Grandeza – média ponderada entre a Receita Líquida, Patrimônio Líquido e Resultado.
A corporação tem cinco canais de vendas formados por 29 lojas físicas nos estados do Paraná [Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu], Santa Catarina [Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriu, Florianópolis, São José, Criciúma] e São Paulo [São Paulo capital, São José dos Campos, Taboão da Serra, Diadema], uma distribuidora de livros e artigos de papelaria que atende no atacado, uma área destinada às licitações, outra voltada ao corporativo e o site (livrarias curitiba.com.br).