Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente nos dias 5, 6 e 7 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias de evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, de 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que deve superar em 20% ao da feira anterior.
Supermercadistas de todas as regiões do estado podem vir ao evento em caravanas gratuitas fornecidas pela Apras. Basta entrar em contato com a Apras para garantir a vaga. Nas caravanas, líderes e equipes supermercadistas de todo aproveitam a oportunidade para trocar conhecimento e fomentar o networking. Serão quase 1500 pessoas vindo em 45 ônibus e vans. Além disso, os participantes têm preferência para participar das visitas técnicas em supermercados promovidas pela Academia Apras.
Com a proposta de proporcionar negócios, relacionamento e conteúdo, a feira terá 20 palestras, painéis e fóruns com assuntos selecionados para aumentar a eficiência, produtividade e a inovação dos negócios.
Para o presidente da Apras, Carlos Beal, a expectativa é que a Mercosuper seja um sucesso, impulsionado pela ansiedade das pessoas por uma feira física. “Após dois anos sem a nossa principal feira, estamos todos ansiosos para nos encontrarmos pessoalmente e poder concretizar negócios em um ambiente que promova o saudoso olho no olho”.
Beal afirma que a feira é um termômetro para saber o que podemos esperar do varejo no futuro. “Como os expositores praticam preços especiais durante o evento, os consumidores acabarão vendo o reflexo nos preços mais baixos em alguns produtos. Além disso, os lançamentos, tendências, novidades, tecnologias e serviços apresentados na Mercosuper devem ser aplicados pelos varejistas em suas lojas”.
O setor supermercadista brasileiro faturou R$554 bilhões em 2020, o que representa 7,5% do PIB, e gerando 3 milhões de empregos diretos e indiretos. No Paraná, os supermercados recebem anualmente 600 milhões de clientes em 4.800 lojas, gera 240.000 empregos diretos e indiretos e fatura R$ 53 bilhões em 2020, 9,9% do faturamento do setor no Brasil.
Palestras
Serão realizados cerca de 20 palestras, oficinas e workshops no evento. Os palestrantes e os temas foram selecionados previamente com muito cuidado para trazer conteúdos que façam a diferença no dia a dia das empresas. A Apras buscou as principais tendências que devem movimentar o varejo e confirmou a presença dos profissionais e palestrantes que estão mais atualizados e em alta no mercado.
Neste ano, uma das novidades é a ampliação das palestras magnas de três para cinco:
5 de abril – Walter Longo (13h30) – empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Tema: “Trilema digital: as três grandes tendências que vão afetar sua vida e seus negócios”
6 de abril – Leandro Karnal (13h30) – Professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em História pela Universidade do RS. Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorado pela Unam, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, antropologia e Filosofia.
Tema “Livre-se dos erros! Faça diferente em 2022”
Painel magna – Tema: “O fenômeno dos atacarejos no Brasil”
Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí)
José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch)
Carlos Alberto Tavares (Super CSD)
Everton Muffato (Rede Muffato)
Moderador: Sergio Alvim (CEO e Fundador da SA Varejo)
7 de abril – Claudemir Oliveira (13h30) – PhD, Presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University
Tema: “Alcançando o encantamento do cliente através da psicologia positiva”
Samy Dana – Economista brasileiro, professor e comentarista da rádio Jovem Pan
Tema: Os riscos de investir no varejo
(Fonte: WBC Comunicação)