Ator e cineasta brasileiro e, para muitos, o maior cômico do cinema brasileiro, Amácio Mazzaropi (1912-1981) será lembrado, dias 6, 7 e 8 de abril, com a 26ª Semana Mazzaropi, que marca os 107 anos de nascimento do artista.
O evento terá lugar no Museu Mazzaropi, situado na estrada Amácio Mazzaropi, 249, bairro Itaim, em Taubaté, interior de São Paulo, a 130 quilômetros da capital.
Na programação, shows de música e de comédia stand up, além de oficinas de cinema gratuitas com renomados profissionais da área, sobre temas como roteiro, produção, direção e montagem.
Pela primeira vez, simultaneamente, o museu também receberá o 1° Festival Curta Mazzaropi, uma mostra competitiva que terá seus ganhadores revelados no dia 7 de abril.
Criado em 1992 e mantido atualmente pelo Instituto Mazzaropi, o museu busca resgatar e divulgar as obras e a influência do intérprete do icônico personagem Jeca Tatu.
O acervo, que conta com mais de 20 mil itens, retrata a história do artista por meio de fotos, filmes, documentos, objetos cênicos e equipamentos. Abre de terça a domingo, das 8h30 às 12h30. Informações: museumazzaropi.org.br.
Em Taubaté, ainda, existe o Hotel Fazenda Mazzaropi em cuja área estão preservados os espaços ocupados pelos estúdios do cineasta Mazzaropi. Com vocação para o turismo familiar, foi várias vezes considerado o melhor hotel-fazenda do Brasil por publicações e sites especializados.