Música de Câmara, festival em Curitiba

Quinteto Sopro 5: repertório de autores brasileiros/fotos: Divulgação/Festival

A música de câmara também terá o seu espaço na 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno. A primeira edição do Festival de Música de Câmara de Curitiba prevê as apresentações de concertos, a partir desta terça-feira 4, na Capela Santa Maria (r. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).

Além dos três finalistas do concurso, entre as atrações convidadas estão os grupos Quarteto Poty, Sopro5 Quinteto, Duo Marimbone, a estreia da Orquestra Regional Paranaense e a Orquestra de Cordas. A entrada é gratuita.

Quarteto Poty: obras de Villa-Lobos, Rachmaninoff e Haydn

Formado por Ângelo Martins (1º violino), Dan Tolomony (2º violino), Jader Cruz (viola) e Samuel Pessati (violoncelo), o Quarteto Poty abre o Festival, na terça-feira, interpretando obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Sergei Rachmaninoff (1873-1943), Franz Joseph Haydn (1732-1809). O grupo faz uma segunda apresentação na sexta-feira 7.

Na quarta-feira 5, o quinteto Sopro 5 sobe ao palco da Capela Santa Maria para interpretar um repertório de autores brasileiros. Os músicos Fabrício Ribeiro (flauta), Marcos Vicenssuto (oboé), Marcelo Oliveira (clarinete), João Vitor (fagote) e Fábio Jardim (trompa) tocam composições de Edino Krieger (1928 – 2022), Mário Tavares (1928 – 2003), Radamés Gnatalli (1906 – 1988) e Liduíno Pitombeira.

O Duo Marimbone é a atração de quinta-feira 6, formado pelos colegas de Orquestra Sinfônica do Paraná Wellington Miranda e Leonardo Gorosito, o duo preparou um repertório próprio para divulgar a música de câmara para trombone, marimba e percussão.

O Festival de Música de Câmara de Curitiba segue no sábado 8 com a estreia da Orquestra Regional Paranaense. Grupo que conta na sua formação com violinos, violas, violoncelos, violão, cavaquinho, flauta, clarinete e percussão. O repertório levará ao público clássicos de Waldir Azevedo, Bento Mossurunga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waltel Branco.

Na quinta-feira, às 17h30, o diretor da ONG Unicultura, Ricardo Trento, ministra palestra sobre projetos culturais e sociais. Trento atua há mais de 20 anos nos setores da cultura, responsabilidade social, economia criativa, esporte, meio-ambiente, sustentabilidade e turismo.

CONCURSO

 Com premiação em dinheiro, o concurso pretende incentivar e promover a música de câmara nacional, assim como proporcionar aos músicos e grupos a oportunidade de se apresentar em um evento de grande porte. Dividido em três etapas, a competição irá premiar os três melhores grupos camerísticos do Brasil. Na primeira etapa foram selecionados 10 grupos.

A segunda fase prevê a realização de masterclasses presenciais, de 4 a 8 de julho, na Capela Santa Maria. Nesta etapa, participam oito grupos. A seleção será feita pelos jurados com base no desempenho de cada grupo durante as Masterclasses.

A terceira e última etapa selecionará os três grupos com melhor desempenho durante as masterclasses e performance no Concerto da Fase Final, a ser realizado dia 8 de julho. A premiação acontecerá dia 9.

Os participantes das masterclasses são os grupos selecionados que estão concorrendo aos prêmios do 1° Festival de Música de Câmara de Curitiba. As masterclasses são abertas para participação do público em geral como ouvinte. Para participar como ouvinte não é necessário realizar inscrição.

O 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba é viabilizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Unicultura com incentivo da Uninter e apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac. Informações: https://festivaldemusicadecamara.com.br

(Fonte: Zelig Digital)

 

 

Compartilhar: