A grande diferença entre o Natal de Curitiba e o de outras cidades é que, aqui, todos os eventos são gratuitos, garantiu o prefeito Rafael Greca ao anunciar, na tarde desta terça-feira 25, no salão nobre da Prefeitura, a programação do Natal 2022, cujo tema é “Celebre a Vida”.
O amplo cardápio de atrações tornou-se possível graças ao patrocínio das empresas: Rede Condor, Ligga Telecom, Ademicon, Electrolux, O Boticário, Clube Athlético Paranaense, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, ParkShopping Barigui e Hard Rock Café. Há, ainda, um item ainda sem patrocínio. Se não aparecer nenhum, o evento será bancado pelos cofres municipais: “A Prefeitura está podendo”, disse um entusiasmado Greca. O prefeito fez questão de posar para fotos ao lado dos representantes de cada empresa.
No total, serão 130 atrações na cidade durante 32 dias, de 22 de novembro a 23 de dezembro, com a decoração permanecendo até 8 de janeiro, contando com os eventos bancados por empresas e particulares, como o Natal do Palácio Avenida e a rua iluminada da família Moletta, no Umbará.
Entre os eventos mais aguardados estão a roda-gigante com a Vila Electrolux, na praça Santos Andrade, o carrossel do Condor, no Passeio Público, o coral das crianças no Palácio Avenida e os espetáculos em clima de ópera no Largo da Ordem. A abertura oficial será dia 22 de novembro, com a estreia do auto de Natal no Largo da Ordem.
Mesmo com o arrefecimento da pandemia do coronavírus, que impediu eventos presenciais nos dois anos anteriores, a programação drive-thru permanece nas atrações dos parques Barigui e Náutico, este no Boqueirão.
O Boticário ficará responsável pelo Natal no calçadão da Rua 15 de Novembro, com a Árvore da Vida; no Bosque Zaninelli, onde está a Universidade Livre do Meio Ambiente, haverá o Natal da Família Folhas; as ruínas de São Francisco serão cenário para espetáculos de balé; nas praças Osório e Santos Andrade serão realizadas feiras natalinas.
A programação geral está em htttps://natal.curitiba.pr.gov.br.