Os 50 anos do Grupo Mabu

Complexo do Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu/foto: Divulgação/Grupo Mabu

Cinquenta ações relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance) serão promovidas pelo Grupo Mabu de hotéis ao longo do ano para marcar os 50 anos de sua fundação. Criado em 1973 a partir da implantação do Hotel Mabu (atual Mabu Curitiba Business), no centro da capital paranaense, o grupo inclui o Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, com o Blue Park na área de entretenimento, e foi uma das primeiras empresas brasileiras em investir em economia compartilhada com o My Mabu. A história deste meio século começou graças ao pioneirismo do empresário Alberto Abujamra.

Durante muitos anos administrado diretamente pelos filhos de Abujamra, em 2010 o grupo passou por uma reestruturação organizacional, investindo fortemente em um plano de Governança Corporativa, profissionalização e gestão dos negócios. Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. Desde a implantação da Governança Corporativa o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de aproximadamente R$ 78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$ 300 milhões. Na hotelaria o número de apartamentos também cresceu, passando de 356 para 720.

As ações de ESG planejadas pelo Grupo Mabu para este ano têm o objetivo de fortalecer ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Essas iniciativas incluirão projetos de conservação, redução de emissões de carbono, uso consciente de recursos naturais e ações de conscientização para colaboradores e comunidades locais.

Investindo em um processo de transformação digital, sempre em busca de novas ferramentas tecnológicas para encurtar o processo de digitalização, e estar mais próximo dos clientes com mais empatia, o grupo lançou em 2022 a assistente virtual Mia, que automatiza a consulta por informações, reforça o relacionamento com os hóspedes desde o primeiro contato para reservas ou dúvidas, até a avaliação pós check-out. Com essa ferramenta, cerca de 80% das dúvidas dos hóspedes são respondidas e solucionadas durante 24h por dia.

Desde a implantação da assistente virtual, o Roi financeiro desse investimento ocorreu em cinco meses e hoje a Mia já virou um braço importante da geração de receita 100% online sem interação humana, gerando em 15 meses mais de R$ 2,5 milhões em hospedagem, ingressos e room service, obtendo uma satisfação de 92% e mais de 85% de opt-in em um universo de 101 mil usuários.

Compartilhar: