Um dos mais significativos marcos históricos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça (km 9 da estrada do Caraça, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara) comemora neste 2024 os 250 anos de fundação e os 30 anos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Fundado em 1774 pelo irmão Lourenço de Nossa Senhora, o local se tornou um importante indutor turístico do estado, além de centro de peregrinação e espiritualidade, atraindo romeiros e visitantes de todo o Brasil e do mundo. O complexo, que inclui museu, biblioteca e pousada, é um testemunho vivo da fé e da cultura mineira.
O padre Ramon Aurélio, presidente da Comissão Organizadora das celebrações, destaca a relevância histórica da instituição: “Celebrar os 250 anos do Santuário do Caraça é celebrar a história de Minas Gerais e do Brasil. Estamos relembrando a fundação do Santuário, quando o irmão Lourenço de Nossa Senhora chegou aqui em 1774 e construiu uma pequena ermida barroca para acolher peregrinos. Desde então, o Santuário tem recebido inúmeros hóspedes e visitantes de todo o Brasil e do mundo”.
O Santuário do Caraça oferece duas formas de visitação: durante o dia ou através de hospedagem. Para visitar, é necessário pagar uma taxa de entrada, que varia conforme o dia: R$ 30 no meio de semana e R$ 40 em finais de semana, feriados e datas comemorativas. Idosos e moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara têm 50% de desconto e a entrada é gratuita na primeira quarta-feira de cada mês para os moradores dessas cidades.
O acesso é feito pelas rodovias BR 381 e MG 436, além da possibilidade de chegar de trem, desembarcando na estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais.
De acordo com o biólogo Douglas Henrique, coordenador ambiental do Santuário do Caraça, a RPPN, criada em março de 1994, desempenha um papel crucial na preservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável: “A reserva é um campo de estudo aberto para pesquisadores e um exemplo de responsabilidade socioambiental. Ao completar 30 anos, reafirma seu papel fundamental na conservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável”.
Informações: www.santuariodocaraca.com.br, Instagram e Facebook.
(Com informações de Grupo Balo de Comunicação)