Senai, 80 anos no Paraná

O Senai é referência em educação profissional, inovação e soluções tecnológicas para a indústria/foto: Gelson Bampi

O Senai completa, neste 12 de março, 80 anos de atuação no Paraná; foi criado em 1943 para capacitar e qualificar trabalhadores, tornando-se referência em educação profissional, inovação e soluções tecnológicas para a indústria.

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, entidade à qual o Senai está ligado no Paraná, destaca que, em toda sua trajetória, a instituição sempre adaptou sua atuação com o objetivo de se manter relevante para a indústria e a sociedade do Estado: “Em seus 80 anos, o Senai já transformou milhares de vidas e sempre acompanhou a evolução da indústria paranaense. Agora, com os olhos voltados para o futuro, o Senai está preparado para seguir apoiando a indústria com a capacitação profissional dos trabalhadores e com soluções que levam tecnologia e inovação às empresas”.

“Ao longo de oito décadas, o Senai forma e capacita com excelência profissionais com foco nos desafios reais do mercado”, diz Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai Paraná e superintendente Sesi e IEL no Estado: “As necessidades das indústrias paranaenses são o centro das ofertas da instituição que, pautadas por ações no presente, entregam soluções que olham para o futuro e para as transformações digitais que vemos acontecer a cada dia”.

Atualmente, a instituição conta com 38 unidades operacionais estrategicamente posicionadas pelo Estado, além de 44 unidades móveis com capacidade para atender até 150 cidades por ano, ofertando cursos em diferentes áreas.

Nos últimos 20 anos, mais de três milhões de pessoas já foram formadas pelo Senai Paraná em áreas de Aperfeiçoamento Profissional, Aprendizagem Industrial Básica, Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio, Habilitação Técnica de Nível Médio incluindo também o V Itinerário Formativo, Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

Somente no último ano, mais de 170 mil pessoas realizaram matrícula para as entregas do Senai no Paraná e mais de 90 mil pessoas se formaram na instituição.

Em termos de reconhecimento e empregabilidade, a cada dez alunos formados pela instituição, sete estão empregados, segundo Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em 2020, uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e executada pela Paraná Pesquisas revelou que 62% dos alunos matriculados no Senai Paraná consegue um emprego em até 6 meses. Além disso, têm 50% mais chances de trabalho com carteira assinada e as oportunidades de promoção também são maiores: 34%. Afinal, além de ser referência em formação profissional para a indústria, a instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.

Referência em tecnologia e inovação

Somado a tudo isso e com foco em oferece apoio técnico, tecnológico e soluções em inovação para o desenvolvimento da indústria e transformação da sociedade, o Senai Paraná ainda possui seis Institutos Senai de Tecnologia, dois Institutos Senai de Inovação, um Hub de Inteligência Artificial e dois Habitat Senai.

Com presença estratégica em todas as regiões do estado, o Senai no Paraná não mede esforços para o compromisso de tornar a indústria paranaense cada vez mais competitiva no cenário nacional e global.

“O Senai é sinônimo de transformação e, por isso, entrega educação e soluções em tecnologia e inovação para impulsionar a indústria e melhorar a vida das pessoas, fazendo do mundo um lugar melhor para todos”, acrescenta Franciscone.

Sendo uma instituição que valoriza o passado, mas tem consciência da importância de olhar para futuro promovendo ações no presente, o Senai também está trabalhando na evolução das Faculdades da Indústria com objetivo de torná-la um Centro Universitário. A mudança, prevista para ser lançada ainda no primeiro semestre de 2023, visa integrar ainda mais a teoria à prática profissional, colocando a inovação no centro de todas as suas atividades acadêmicas.

Outra grande entrega de valor com foco em inovação para a indústria e transformação da sociedade é o lançamento do Parque Tecnológico da Indústria. Localizado em Curitiba, considerada, em 2022, a cidade mais sustentável da América Latina, o local será destinado ao desenvolvimento de soluções em mobilidade inteligente para as demandas do setor automotivo e de autopeças, estabelecendo parcerias que prometem transformar o espaço em referência internacional para o setor.

(Fonte: Sistema Fiep/Assessoria de Imprensa)

Compartilhar: