
Duas vinícolas – Araucária, de São José dos Pinhais, e Franco Italiano, de Colombo – e uma empresa de bebidas – a Morada Cia. Etílica, todas paranaenses -, comemoram neste final de ano prêmios expressivos obtidos na recém-realizada 9ª edição da Grande Prova de Vinhos do Brasil 2020, considerado o maior concurso do segmento no território nacional, promovido pela revista especializada Baco.
No evento, foram analisados 814 vinhos e 428 espumantes, com degustações às cegas por 31 jurados.
Dois Cabernet Sauvignon foram eleitos campeões desta casta: pelo segundo ano consecutivo, o Censurato, da Franco Italiano, obteve o primeiro lugar nacional, assim como o Angustifólia, da Araucária. A variedade de uva Cabernet Sauvignon é uma das mais apreciadas no mundo, segundo os enólogos.
No capítulo espumantes, a região foi representada na categoria Orgânicos/Naturais/Biodinâmicos com o Eu Borbulho Branco, produzido para a Morada Cia. Etílica pela Franco Italiano.
Além de campeões da categoria, as empresas receberam diversas medalhas de destaque, ampliando o leque de premiações de vinhos e espumantes elaborados na Região Metropolitana de Curitiba.
As novas medalhas já estão alavancando as vendas para as festas de fim de ano.