Três receitas de cafés especiais

Neste 14 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Café, o Sterna Café, rede de franquias de cafés especiais, encaminha três receitas para que todos possam celebrar sem sair de casa. 

Mocha Biscuit

Ingredientes:    
11g de café
45g de bolacha Oreo
100ml de leite vaporizado
20g de chantilly
10g de calda de chocolate
Modo de preparo:
Em uma taça bill (taça para café ou similar) coloque duas bolachas quebradas, adicione a calda, coloque o leite vaporizado e o espresso no centro, para que fique trifásico. Coloque um caracol de chantilly e decore com uma bolacha.

Capuccino do Oriente 

Ingredientes:
30g de doce de leite
10ml de xarope de especiarias (chai)
30ml de espresso
100ml de leite vaporizado
1g de canela

Modo de preparo:
Em uma caneca americana, espalhe o doce de leite. No fundo da caneca, coloque duas bombadas de xarope de chai (especiarias). Extraia um espresso de 30ml em uma pitcher (leiteira) pequena, e em outra pitcher (leiteira), coloque o leite e vaporize. Coloque o creme na caneca e no centro da bebida, coloque delicadamente o café. Polvilhe suavemente canela em pó.

Estrogonofe de morango e chocolate belga

Ingredientes:
50g de morango
10g de calda de morango
50g de chocolate belga amargo 54% (caso não tenha, substitua por chocolate amargo que tiver)
100ml de leite vaporizado

Modo de preparo:
Em uma taça bolinha, coloque o morango no fundo picado, acrescente a calda. Coloque em uma tigela o chocolate belga e o creme de leite, misture e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Retire e misture bem até que o chocolate incorpore no creme de leite e fique um creme homogêneo. Jogue por cima do morango. Em uma pitcher (leiteira), coloque o leite e vaporize. Acrescente o creme do leite vaporizado sobre o chocolate delicadamente para que fique trifásico.

Dica para o leite vaporizado: O leite vaporizado é um creme mais denso, mais adocicado. Um leite bem vaporizado tem um brilho que lembra o marshmallow. Ele pode ser feito em uma máquina de café expresso caseira, com um mixer ou cremeira. Tem que usar leite integral, pasteurizado de garrafa ou se caixinha, quanto mais gordura tiver, mais cremoso fica. Tem leite integral que chega a ter 13% de gordura. Coloque para esquentar, não pode ferver, o ponto é quando começa a fazer aquelas bolinhas do lado da leiteira (65 graus), daí tem que desligar.
No mixer bata por 10 a 20 segundos e já está pronto.
Na cremeira é o mesmo processo para esquentar o leite, mas precisa bater para cima e para baixo, por 1 minuto para ter o leite bem aerado, pois ele passa entre as peneiras e fica o creme. O ponto exato do leite, é quando se pega na colher a espuma e ela não cai.
Na máquina, o leite deve estar gelado. Coloque metade da leiteira. Coloque o bico do vapor da máquina na beirada da leiteira e deixe aerar. Não precisa mexer, balançar, nada. A temperatura se sente na mão.

(Com informações de Máxima Assessoria de Imprensa)           

Compartilhar: