Um hotel imita Curitiba

No lobby, praça com bancos e mapa da cidade em 3D/foto Daniel Pinheiro

Dos nove hotéis ibis (assim mesmo, com minúscula) de Curitiba e região – um deles, vizinho do aeroporto, em São José dos Pinhais -, três da capital paranaense são do segmento Styles e isso quer dizer um hotel descontraído, temático, design criativo, com pacote de serviços incluído no preço, de categoria econômica, e até pet friendly, que significa que os pequenos animais de estimação também são bem-vindos.

Os três são os ibis Curitiba Centro Cívico, na rua Mateus Leme, 358, próximo ao shopping Mueller; Santa Felicidade, na avenida Manoel Ribas, 5480, no coração do famoso bairro-colônia gastronômico; e Batel, na rua Benjamin Lins, 513, a poucos passos do centro principal da cidade.

A bandeira ibis é uma da grande coleção de marcas hoteleiras da rede francesa Accor, que, além dos hóspedes vindos de outras cidades e países, também deseja que os curitibanos possam cumprir uma espécie de imersão nos temas que contemplam os três endereços: Curitiba e seus parques, a culinária italiana e o espaço sideral. Uma viagem dentro da própria cidade, no padrão muito em voga para os tempos de pandemia, denominado staycation (do inglês stay, ficar, e vacation, férias), que são viagens mais curtas para destinos próximos de casa.

CENTRO CÍVICO

Ibis Styles Centro Cívico: casa tombada dá acesso a prédio de oito pavimentos /foto: JZ

O ibis Style Curitiba Centro Cívico é o hotel do título, o que imita Curitiba. Sua temática permite um passeio pela capital num único lugar. A visão de quem passa pela rua Mateus Leme limita-se apenas a um casarão histórico do século 19, arrolado como unidade de interesse de preservação pelo município, reciclado e recentemente modernizado para abrigar o padrão Styles. Ali estão a recepção e o restaurante. O hotel é um prédio de oito pavimentos, com 10 apartamentos por andar. Das oitenta unidades, oito são adaptadas para pessoas portadoras de deficiência (PcD). No geral, o hotel é todo voltado à acessibilidade.

Cada andar do ibis Centro Cívico é dedicado a um parque da cidade, assim como os jogos americanos nas mesas do restaurante exibem ilustrações dos parques Barigui, São Lourenço, Tanguá, Tingui, Jardim Botânico, Mirante do Passaúna e do Bosque do Papa.

No lobby do hotel, o hóspede se depara com um ambiente com bancos de praça e um mapa da cidade em 3D, orientando-o didaticamente sobre sua posição e sobre as atrações do entorno. As luminárias são réplicas das dos parques, as portas dos sanitários, no térreo, são ilustradas com áreas verdes, com as indicações Piá e Guria (termos locais), em vez de Masculino e Feminino. Nos apartamentos, as mesinhas de cabeceira têm o formato de pinhão, a fruta-castanha do pinheiro, também chamado de araucária. Nos banheiros, cabideiros remetem a lambrequins, elemento típico da arquitetura típica da cidade. Nos corredores, o carpete reproduz o petit-pavê dos calçadões.

O gerente geral, Leandro Jesus, diz que o tratamento diferenciado ao hóspede começa já no contato com o website da marca, que já é um convite a se hospedar. O café da manhã, incluído no preço da diária – média em torno de R$ 190 -, é variado e colorido, em sistema de bufê, ao qual só se tem acesso mediante o uso de máscara e luvas. Para eventos, são duas salas: Ipê e Araucária.

SANTA FELICIDADE

Ibis Santa Felicidade: gastronomia italiana e panelas-luminárias/foto: Lex Kozlik

Único hotel do tradicional bairro gastronômico de Curitiba, o ibis Styles Santa Felicidade tem sua temática inteiramente dedicada à culinária italiana: em uma das paredes de cada andar, por exemplo, há uma receita típica.

Pratos com desenho identificam os quartos/foto: JZ

Pratos brancos com diferentes ilustrações indicam os serviços e, colados nas portas, o número dos apartamentos. Pendendo do teto, em carreiras paralelas, panelas são utilizadas como luminárias; nos quartos, além das luzes normais, há as embutidas em simpáticos raladores de queijo. O restaurante, chamado Capone’s, segue o conceito de uma salumeria italiana.

Os corredores exibem estampas temáticas e os armários dos quartos foram inspirados nos caixotes de tomates. O hotel tem quatro pavimentos, 100 apartamentos (10 adaptados para PcD), piscina aquecida, academia, estacionamento (como os outros dois), terraço e amplos espaços para circular. As salas de eventos são oito, todas com nomes de cidades italianas: Roma I, II e III, Milão, Nápoli, Turim, Palermo e Veneza. A gerente geral é Ariela Thompson.

BATEL 

Ibis Batel: fachada com o urso-astronauta/foto: Daniel Pinheiro

O bairro que, entre outras características, sempre teve a da vida noturna agitada inspira a temática do ibis Style Curitiba Batel, na rua Benjamin Lins, 513, via que pouco adiante passa a se chamar avenida do Batel. Ali, tudo gira em torno do Espaço Sideral, com ilustrações em tons de azul e dourado do artista Lou Dedubiani com constelações de estrelas do chão ao teto, fases da lua nas portas dos quartos, a Terra vista do alto projetada nas cabeceiras das camas e em alguns ambientes; na fachada principal, um grande urso vestido de astronauta.

Céu estrelado, padrão em todos os andares/foto: Daniel Pinheiro

Este ibis tem 72 apartamentos distribuídos em oito andares, o último reservado para a academia de ginástica e um terraço que descortina bela vista da cidade. As duas salas de evento chamam-se Copérnico e Galileu, homenagem a dois astrônomos históricos.

A gerente geral, Ana Carolina Borzani, diz que os apartamentos dedicados a famílias podem receber até quatro pessoas; têm cama de casal, uma de solteiro e um sofá-cama. O ibis Batel tem café da manhã e bar 24 horas; para atender a refeições dos hóspedes mantém convênio com o Cosmos, gastrobar que fica no mesmo bairro e que faz a entrega dos pedidos e até de drinks em lata.

O UNIVERSO ACCOR

Todos os hotéis Styles são pet friendly/foto: Lex Kozlik

Os três ibis Styles de Curitiba compõem um universo de 560 hotéis da mesma categoria, localizados em mais de 45 países. O grupo Accor, ao qual pertence, tem mais de 5.100 propriedades e 10 mil locais de alimentos e bebidas em 110 países.

Outro detalhe é que todos os serviços contam com a garantia do Allsafe, selo exclusivo de limpeza, prevenção e segurança da rede Accor, cujos padrões globais foram desenvolvidos e aprovados pela Bureau Veritas, certificadora internacional que audita, revisa documento e inspeciona as ações de biossegurança.

Além do selo Allsafe, que garante higiene e segurança além do exigido pelas autoridades, os hotéis implementaram um protocolo com mais de 150 itens de segurança, desde a limpeza dos restaurantes até regras para utilização das áreas comuns.

Mais informações em: ibis.com | all.accor.com | group.accor.com, @ibisstylescuritibacentro, @ibisstylessantafelicidade e @ibistylesbatel.

 

Compartilhar: