Um novo museu para a arte latino-americana

Um museu temático dedicado a exposições de arte de grandes mestres contemporâneos e talentos emergentes latino-americanos. Assim será o novo espaço cultural que a cidade uruguaia de Punta del Este vai ganhar, iniciativa da Fundação Pablo Atchugarry, e cujas obras devem ser iniciadas em abril no balneário de Mananciales, com previsão de entrega até 2021.

Projeto do museu contempla integração com a natureza

O projeto, apresentado por Atchugarry, no final de janeiro, é de autoria do arquiteto uruguaio Carlos Ott e vai possibilitar “o diálogo entre a arte e a natureza”.

O prédio, de 1.600 metros quadrados, terá salas para exposições itinerantes de pintura e escultura, além de espaços para a coleção particular do artista-diretor da instituição, composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, do argentino Julio Le Parc, e dos uruguaios Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo.

Segundo explicou o artista em entrevista à agência espanhola EFE, o museu – que tem apenas investimento privado – foi pensado como um espaço de referência que atuará como uma “ponte entre as Américas”. Terá entrada gratuita.

A Fundação Pablo Atchugarry é uma instituição sem fins lucrativos, obra do escultor Pablo Atchugarry, inaugurada em 2007, e que realiza a Bienal Nacional de Jovens Artistas.

Compartilhar: