Balé Quebra Nozes, duas noites no Memorial

O Quebra Nozes é um dos três balés criados pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky

A Curitiba Cia de Dança programou para os dias 19 e 20 de dezembro (segunda e terça-feira), às 20h, no Memorial de Curitiba (r. Claudino dos Santos, 79, no Centro Histórico de Curitiba) novas apresentações do balé Quebra Nozes, que conta a história da noite de Natal da menina Clara e um sonho com o soldado Quebra Nozes em um mundo de fantasia e emoção. A entrada é gratuita.

Diferente das apresentações do início do mês, os solistas serão da própria Curitiba Cia de Dança e, como convidados, estão os bailarinos do Carolina Ballet (EUA) Rômulo Castilho, como o boneco Quebra Nozes; e Bárbara Mel, como a menina Clara.

A coreografia mescla balé clássico com contemporâneo, o que confere uma nova forma de contar o tradicional conto de Natal. Originalmente montada em 2018, o espetáculo O Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança, remontado e dirigido por Nicole Vanoni, tem sido a principal atração do Natal de Curitiba desde 2019. Neste 2022, a Curitiba Cia de Dança levou à cena mais de 30 bailarinos, entre profissionais e formandos para compor e contar essa história no palco da Ópera de Arame.

O Quebra Nozes é um dos três balés criados pelo compositor Tchaikovsky, ambientado no século XIV, na Europa Oriental. Sua história é baseada em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.

 

 

Compartilhar: