
A linguiça Blumenau, produto do Vale e do Alto Vale do Itajai (SC) recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), selo atribuído a produtos ou serviços que carregam características do seu local de origem, reputação, valor e identidade próprios, que o diferenciam em relação a seus similares disponíveis no mercado.
O pedido de reconhecimento da IG Linguiça Blumenau teve início em 2019, quando um grupo de empreendedores da região se interessou pelo tema e percebeu a importância de proteger e valorizar a receita produzida aqui. Todo processo metodológico de construção do dossiê para encaminhamento ao INPI foi conduzido pelo Sebrae/SC.
A solicitação pela Indicação Geográfica partiu da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (Alblu), a requerente do registro. Também participaram do processo a Cindasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC), a secretaria de Agricultura local e as prefeituras de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.