
Um dos mais tradicionais e simpáticos endereços gastronômicos de Curitiba, o Schwarzwald – Bar do Alemão (r. Dr. Claudino dos Santos, 63, no bairro São Francisco, Centro Histórico da capital paranaense) começa a comemorar já neste agosto os seus 45 anos de história, que serão cumpridos em outubro próximo.
Para isso, lançou um concurso para eleger o novo chope Märzen da casa, para o qual já se inscreveram nove cervejarias, cujas amostras estão sendo colocadas para degustação e avaliação nas terças-feiras de agosto. E conta com a parceria da Procerva – Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná e apoio da ACervA-PR- Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná.
Jorge Tonatto, gerente da casa, diz que, além do concurso, a iniciativa pretende promover uma ação para dar visibilidade aos cervejeiros artesanais do Paraná.
“Convocamos os produtores de cerveja artesanal paranaenses para esse desafio: criar uma receita para o chope Märzen da casa. Esse tipo de cerveja é tradicionalmente alemã e ainda não tínhamos em nosso cardápio”, informa Tonatto.
E explica: “A cada terça-feira um júri especializado degusta algumas amostras, todas sem identificação, e dá sua nota. E estamos abrindo também essa possibilidade para os clientes do bar”. Quem quiser passar por essa experiência basta pedir o combo Harmonização, composto por duas amostras + porção de bockwusrt, bratwusrt, morcela, leberkäse, queijo de porco e batata rústica por R$ 30 individual e R$ 50 para duas pessoas. Os clientes que pedirem o combo receberão uma cédula de votação para dar sua opinião.
O voto dos jurados especializados tem peso de 80% da nota, o júri dos clientes 15%, e ainda a população poderá votar pela internet nas enquetes que serão promovidas pela página do bar. Essa última modalidade contará como 5% do peso total da nota de cada cerveja.
Ao final do mês, no dia 31, serão revelados os três primeiros colocados, com base nas pontuações recebidas na somatória das três notas do concurso. A cerveja com maior pontuação total receberá o 1° Lugar e como prêmio produzirá em sua própria cervejaria dois mil litros da cerveja ganhadora, que será vendida como cerveja oficial do Bar do Alemão durante a Oktoberfest no mês de outubro.