
O mercado hoteleiro está prestes a passar por uma transformação sem precedentes em todo o mundo, elevando a flexibilidade e personalização dos serviços a um novo patamar com o uso da tecnologia. No Brasil, vemos essa renovação dar seus primeiros passos com projetos como o v3rso, nova marca do reconhecido Grupo Emiliano, que tem sua primeira inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025, trazendo conceitos apontados como parte da realidade do hotel do futuro.
Confira abaixo alguns serviços e métodos que devem se transformar nos próximos anos:
Check-in e check-out flexíveis: adeus aos horários fixos – A rigidez dos horários convencionais de check-in e check-out se torna coisa do passado. Os hóspedes terão total flexibilidade para chegar e partir conforme suas conveniências, eliminando as esperas e ajustando suas estadias de acordo com seus cronogramas pessoais.
Despedida ao balcão de recepcionista: check-in online e personalizado – Ir até o balcão da recepção para fazer check-in ou check-out se tornará uma prática do passado. Os hóspedes podem realizar essas tarefas de maneira rápida e conveniente através de plataformas online, tudo integrado com o sistema de inteligência artificial que antecipa suas necessidades antes mesmo de chegarem.
Automação inteligente: quartos adaptáveis e conectados – Controlar a temperatura, a iluminação e o entretenimento é tão simples quanto um comando de voz ou um toque no smartphone. Essa tecnologia não só aumenta o conforto dos hóspedes, mas também personaliza a experiência de acordo com suas preferências individuais.
Frigobar personalizado: fim dos produtos padronizados – Até mesmo o frigobar é uma expressão de personalização. Abastecido de acordo com as preferências específicas de cada hóspede, ele oferece uma seleção cuidadosamente escolhida de alimentos e bebidas, proporcionando uma experiência única e adaptada a cada visita.
Idealizado por Gustavo Filgueiras, hoje CEO do Grupo, filho do fundador Carlos Alberto Figueiras, o v3rso é a evolução tecnológica da marca hoteleira Emiliano, trazendo os mesmos detalhes de sofisticação e personalização. E apresenta um novo conceito de tech boutique hotel, com as comodidades associadas aos hotéis de luxo, mas sem as burocracias muitas vezes presentes.
O primeiro hotel do Grupo Emiliano – o Emiliano, de São Paulo, foi fundado em 2001; 15 anos depois foi inaugurado o segundo Emiliano, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 2021, o grupo lançou o v3rso, cujo primeiro exemplar será inaugurado no primeiro semestre de 2025.
(Fonte: Index Conectada)