Mais de quatro mil bares do Brasil participam, até 12 de outubro, da 5ª edição do Cocktail Festival, cuja proposta é “proporcionar uma experiência única de alta coquetelaria de uma maneira acessível ao consumidor.”
O evento, iniciado em 28 de agosto, dá destaque às principais marcas da Diageo, como Smirnoff, Tanqueray, Old Parr, Johnnie Walker, Don Julio, entre outras. Esta é a maior edição do festival já realizada, tanto em investimento quanto em número de casas envolvidas.
A Diageo busca democratizar o segmento e mostrar a versatilidade de seus rótulos, tornando suas marcas cada vez mais próximas do público. E o festival é multicanal: além dos bares e restaurantes, conta com ativações em redes sociais, ações em e-commerce e uma plataforma exclusiva de conteúdos, que traz um mapa interativo dos bares participantes e acompanha as ativações de cada marca.
No cardápio, diversas receitas autorais para os amantes da coquetelaria, que terão a oportunidade de provar criações como o Tanqueray Bossa Nova Sour, que combina goiaba com capim-limão; o clássico Smirnoff Moscow Mule em uma versão repaginada com espuma de gengibre; ou a refrescante e simples receita de Johnnie Walker Red & Guaraná.

O Cocktail Festival 2025 é uma das oportunidades anuais em que a Diageo apresenta a alta coquetelaria como uma experiência acessível e inovadora. Ao mesmo tempo, valoriza bares, bartenders e as comunidades regionais envolvidas. A intenção do festival é criar uma conexão entre público, bares, programas da Diageo Bar Academy, World Class — a mais prestigiada competição global de coquetelaria —, e o time de embaixadores da Diageo.
“Celebrar a evolução da coquetelaria no Brasil é também celebrar a força do nosso ecossistema. O Cocktail Festival, que começou há cinco anos em plena pandemia e com 40 bares, hoje alcança mais de 4 mil estabelecimentos em todo o país. Com ele, queremos expandir a experiência do World Class para o consumidor final, democratizando a alta coquetelaria em bares e restaurantes. Esse movimento gera um ganho triplo: amplia o acesso do consumidor a drinks de qualidade, impulsiona o crescimento dos nossos clientes e fortalece a sociedade por meio de iniciativas que desenvolvem talentos e elevam a hospitalidade.”, destaca André Muller, VP comercial da Diageo Brasil.
“O Cocktail Festival nasceu como uma extensão do World Class e hoje se consolidou como um dos principais movimentos de valorização da coquetelaria no Brasil. Nossa ambição é democratizar a alta coquetelaria, mostrando a versatilidade dos nossos rótulos e aproximando cada vez mais consumidores das experiências únicas que só a Diageo pode oferecer”, afirma Guilherme Martins, VP de marketing e inovação da Diageo Brasil.
“O Cocktail Festival traduz o nosso propósito de evoluir o celebrar: consumidores que querem beber melhor, experiências que valorizam a profissão e a criatividade dos bartenders e um setor que cresce de forma cada vez mais sustentável e consciente. Nesta 5ª edição, celebramos a força da coquetelaria no Brasil, que seguimos apoiando e impulsionando por meio das nossas marcas, parceiros e iniciativas.”, reforça Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil.
A trajetória de sucesso do evento começou em 2021, com a participação online de 40 bares. No ano seguinte, a ação envolveu 450 bares. Já em 2023, quase 1.500 casas se conectaram ao festival. E, no ano passado, mais de quatro mil bares abraçaram a ação, que teve duração de 45 dias pela primeira vez.
O período de realização, entre agosto e outubro, não é coincidência: trata-se de um momento estratégico para a Diageo, que coincide com as finais do World Class, competição global de coquetelaria que serve como inspiração e ponto de partida para o festival.
As informações completas sobre o festival e a relação de bares participantes estão disponíveis no The-Bar (br.thebar.com), e-commerce oficial da Diageo Brasil.
(Fonte: Agência PROS)