Festival literário da PUCPR começa amanhã

Entre os dias 7 e 9 de outubro, das 10h às 20h, a Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Paraná será o palco para a Lombada – Festival Literário da PUCPR. A programação terá rodas de conversa, oficinas, intervenções artísticas, apresentações de música e poesia, além de uma feira de livros. Promovido pela PUCPress, PUCPR Cultura, Biblioteca PUCPR e pelo curso de Letras da Universidade, com patrocínio da Chamex, o evento convida todos a mergulharem no universo das palavras e das artes.

Ao longo dos três dias, o público poderá vivenciar uma programação gratuita que inclui oficinas de escrita criativa, encadernação, ilustração literária, design editorial e publicação científica. Haverá ainda contações de histórias, recitais de poesia musicada, lançamentos de livros, visitas às obras raras da Biblioteca e apresentações culturais, como o Coral Champagnat interpretando canções de Marisa Monte. Entre os destaques estão os bate-papos com Noemi Jaffe, Olívio Jekupé, Luiz Felipe Leprevost, Alice Ruiz, Ana Johann e Cauana Mestre, que discutem temas como mulheres na literatura, poesia e brasilidades.

“Já estamos no sétimo ano de realização do evento e a Lombada se consolidou como um importante espaço para a divulgação científica no Brasil. Nesta edição, no entanto, a proposta foi ampliar horizontes. Buscamos construir pontes entre o público e o que há de mais recente na produção científica e literária do país, somando a isso uma intensa agenda cultural, repleta de encontros e diálogos”, explica Michele Oliveira, gerente da PUCPress.

O evento integra o Circuito Cultural da Universidade, que promove diversos eventos e projetos de arte e cultura ao longo do ano, conta Douglas Moreira, gerente da PUCPR Cultura. “Dessa forma, além de ser uma instituição reconhecida pela qualidade da formação humana e profissional que oferta, a PUCPR também se consolida como um relevante polo cultural em Curitiba, em que todas as pessoas podem ter experiências artísticas e culturais significativas”, diz Moreira.

“Em um momento em que a PUCPR vive a experiência de uma Biblioteca em Movimento, com diferentes iniciativas para fomentar a leitura e o uso das bibliotecas, a parceria na realização e recepção da Lombada em nosso espaço fortalece e enriquece nosso trabalho diário de promover a informação que gera conhecimento. Vale ressaltar que em tempos de Inteligência Artificial, celebramos um dado que nos inspira: no primeiro semestre deste ano, os empréstimos de materiais físicos em nossa Biblioteca Central cresceram 32%. O que nos mostra que, o conhecimento é o verdadeiro algoritmo da inteligência”, destaca Josilaine Oliveira Cezar, gerente do Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR.

O festival conta com uma feira reunindo 15 importantes editoras e distribuidoras, que oferecem livros com até 30% de desconto. Aberta das 10h às 20h, a feira traz obras de literatura e de diferentes áreas do conhecimento.

Informações: https://www.pucpress.com.br/lombada/

(Fonte: PUCPR)

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *