Voo Curitiba-Lisboa abre vendas dia 11

Palácio Nacional de Queluz, uma das atrações da capital portuguesa/foto: Turismo de Lisboa

Em tempos passados, ou nem tanto, Curitiba teve voos internacionais decolando do aeroporto Afonso Pena, que fica na cidade vizinha de São José dos Pinhais: para Miami, nos Estados Unidos, pela American Airlines; para a Alemanha, pela Lufthansa; para Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas; para o Uruguai, pela UAir; também para Buenos Aires, pela Transbrasil; e para Assunção, no Paraguai pela Amaszonas. Depois, houve um período em que, de internacional, o aeroporto só tinha o nome.

Atualmente, do terminal da região metropolitana de Curitiba, partem voos para Lima, no Peru, pela Latam; Assunção, pela Azul; Buenos Aires e Santiago do Chile, pela JetSmart; e Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas. A Gol programa voos sazonais da capital paranaense ao exterior.

A novidade, agora, é o anúncio de um voo entre Lisboa e Curitiba, pelas asas da TAP Air Portugal, a partir 2 de julho de 2026, com vendas de passagens já a partir da terça-feira 11 de novembro.

Serão três voos semanais – terças, quintas e sábados – operados pelo A330-200 com capacidade para 269 passageiros, cumprindo a rota Lisboa-Curitiba-Rio de Janeiro-Lisboa.

Para apoiar o lançamento da nova rota aérea, o Governo do Paraná, através da Viaje Paraná e da Invest/PR, e a Motiva Aeroportos, empresa que administra o Afonso Pena, firmaram protocolo de cooperação com a companhia aérea portuguesa.

Para o governador Ratinho Junior, “a nova rota da TAP reforça o protagonismo do Paraná no cenário global. Essa ligação direta com Portugal, a partir de Lisboa vai impulsionar, o turismo, facilitar a vinda de visitantes europeus e ampliar as oportunidades de negócios com a Europa”.

Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, destaca: “O Brasil é um mercado estratégico e de enorme relevância para a nossa operação global. Com a inauguração da nova rota para Curitiba, ampliamos a nossa presença no país, que já conta com diversas ligações entre capitais brasileiras e cidades europeias, através de Lisboa e Porto”.

Monique Henriques, diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, concessionária que administra o de Curitiba e outros três no Paraná, diz: “A nova rota da TAP é um marco para o Aeroporto Afonso Pena, que em 2025 foi eleito pela Secretaria Nacional da Aviação Civil o melhor do Brasil em sua categoria. Com voos para 17 destinos nacionais e internacionais, seguimos ampliando nossa conexão com o mundo. Agora, com o voo direto para Lisboa, o Paraná ganha ainda mais força no turismo, nos negócios e na integração global”.

(Com informações da TAP/Assessoria de Imprensa)

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *