Aldeias de Natal compõem minimundo do santuário

A reprodução de um mundo em miniatura tem casinhas iluminadas, parque de diversões, cascata e trem/fotos: Divulgação/Santuário

A tradição mais antiga de se montar um universo em escala reduzida talvez seja o presépio, com cenas do nascimento de Jesus, recriando a paisagem de Belém com figuras em escala menor. Ao longo do tempo, a prática ganhou novas modalidades e tamanhos. E, com isso, surgiu espaço para que as comunidades católicas reproduzissem casas, lojas, igrejas e outros cenários que compunham as aldeias de Natal, incluindo trens em movimento.

Esta é a novidade deste ano na decoração natalina do santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, que traz a reprodução de um mundo em miniatura com casinhas iluminadas, parque de diversões, uma cascata e um trem.

“Além de montar o nosso tradicional presépio, que já atrai fieis para visitar a cena do nascimento de Jesus e fazer uma oração, neste ano quisemos inovar e criar um motivo a mais para incentivar o turismo religioso e a experiência das pessoas”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, a ideia é atrair mais visitantes, especialmente as crianças, que se encantam com o mundo em miniatura, além de promover uma conexão maior com o clima natalino, oferecendo uma experiência religiosa e cultural. “Esse tipo de cenário é uma cultura muito forte na Alemanha, por exemplo, com detalhes que remetem as aldeias natalinas.”

As pessoas que visitarem o santuário poderão fotografar e apreciar o universo criado especialmente para essa época

As pessoas que visitarem o santuário poderão fotografar e apreciar o universo criado especialmente para essa época. Os últimos elementos chegaram no início da semana e devem ficar prontos até quinta-feira 4. Também estão disponíveis para visitação o presépio, a decoração natalina do santuário e a árvore de Natal iluminada, montada pela prefeitura, na praça em frente.

A programação litúrgica inclui a Novena de Natal, que será realizada de 15 a 23 de dezembro, sempre às 19h. Haverá doação de fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão destinadas pelo Centro de Ação Social Mãe Aparecida às pessoas idosas atendidas. Os livros para acompanhar as orações estão sendo vendidos no bazar do santuário.

O santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.

(Fonte: Fábio Luporini)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *