Alimentação, história e signos sociais

Museu Republicano: criado em 1923 por Washington Luís/foto: Divulgação/Acervo da instituição

Abrem dia 4 e vão até 20 de janeiro de 2021, pelo site uspdigital.usp.br/apolo, as inscrições para o curso online gratuito “A alimentação e seus múltiplos significados: dos artefatos aos menus”, que será ministrado pelo Museu Republicano “Convenção de Itu”, entre os dias 25 e 29 de janeiro, a partir das 19h30, a cargo da professora doutora Eliane Morelli Abrahão. As vagas são limitadas.

Segundo a supervisora do Museu Republicano, professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, o curso vai apresentar diferentes tipos de fontes e metodologias relativas à história da alimentação por meio do acervo da própria instituição: “Vamos aprofundar a discussão do papel da alimentação na criação de signos sociais e sua imbricação com as questões materiais – os utensílios do fazer e consumir, móveis e objetos”.

O roteiro do curso é o seguinte:

25/1 – Apresentação do curso.

26 – Fontes para o estudo da alimentação (artefatos, mobília, cadernos e livros de receitas, cardápios).

27 -Comida e condição social.

28 -Espaços e consumos alimentares.

29 – Apresentação de projetos e discussões com os alunos/Avaliação do curso.

O MUSEU

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo Washington Luís Pereira de Sousa, em 18 de abril de 1923, e desde então é subordinado administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

(Com informações de Ex-Libris Comunicação Integrada)

Compartilhar: