“Criaturas fantásticas”, arte para e com crianças

Na velha gare, a mostra criada a partir do processo de escuta junto às crianças parnanguaras/foto: Luana Muniz

De 13 de setembro a 12 de novembro, Paranaguá, cidade do litoral histórico paranaense, será sede, em sua estação ferroviária, de uma exposição de arte voltada ao público infantil e inédita na região. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos, das 9h às 16h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados e domingos.

“Criaturas Fantásticas – uma exposição de arte COM crianças” é uma proposta interativa de artes visuais, que abre as portas do museu para as crianças e coloca a brincadeira como principal missão.

O projeto coloca a infância como protagonista na experiência cultural, pois reúne obras interativas, sensoriais e artísticas, que precisam da participação da criança para gerar sentido. Todas as peças são pensadas e desenvolvidas a fim de gerar interações significativas e abertas, que valorizam os percursos infantis. Elas têm como principal premissa a necessidade da ação do indivíduo e da presença compartilhada: isto é, as obras só existem no encontro com as pessoas.

Nesta exposição, não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal: a exposição apresenta dispositivos – obras interativas que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à brincadeira. Os ambientes da exposição são projetados de forma que as crianças possam explorar os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando dessa experiência com outras crianças. A exposição ainda conta com um ateliê prático, onde a criança é convidada a criar uma obra própria que será exposta em um mural coletivo aberto no espaço.

O projeto é uma idealização das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, que somam décadas de experiência na cultura, na arte educação e no trabalho com as infâncias. A exposição foi desenhada em um processo sensível de escuta junto às crianças, realizado em junho, chamado de “Lab Escuta”. Nesse processo, o projeto realizou um encontro com múltiplas experiências artísticas realizado com crianças de Paranaguá, para ouvir os pequenos e trazer eles para dentro do processo de criação da exposição.

A exposição conta com uma equipe local de mediadores, que atua na recepção aos grupos escolares e público espontâneo. A mediação cultural é um trabalho cuidadoso, que acompanha o percurso das crianças por esse espaço: instigando a interação e a descoberta — mas jamais direcionando ou limitando o olhar e a ação da criança. As escolas, projetos sociais e instituições que trabalham com crianças, da cidade e região, podem agendar gratuitamente a visita mediada para seus alunos.

A equipe contratada será selecionada a partir de uma formação oferecida gratuitamente pelo projeto. Além disso, o projeto conta com oficinas para professores, voltadas aos educadores da rede pública de ensino do município. O objetivo do braço educativo do projeto é compartilhar a metodologia e as crenças que dão base ao projeto, ampliando a rede de pessoas que atuam na Cultura Infância.

O projeto tem patrocínio da Rumo Logística e TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, com apoio cultural da Prefeitura de Paranaguá e realização do Ministério da Cultura. Informações e novidades poderão ser acompanhadas por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/expo.criaturasfantasticas e pelo Instagram @criaturasfantasticas.expo

(Com informações de TIP – Performance de Mídia)

 

.

 

Compartilhar: