Regeneração urbana, exposição e ciclo de palestras

O histórico Palacete dos Leões/Espaço Cultural BRDE será o cenário dos eventos/foto: Guilherme Pupo

Como parte de festival de cultura italiana Mia Cara, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões (av. João Gualberto, 570, Alto da Glória, Curitiba) recebe de 14 a 22 de setembro a mostra internacional Rigenera/Regeneração, promoção do Consulado Geral da Itália na capital paranaense. São 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna, do Ministério da Cultura da Itália, dentro do Festival de Architettura 2023.

Com o início do novo milênio, surgiu na Itália a necessidade de considerar o solo como um bem público, o espaço aberto, o vazio como fatores de qualidade do ambiente urbano. Iniciado em 2016, na região de Emilia Romagna (norte da Itália), o movimento urbanístico Rigenera tem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação.

A partir de um decreto governamental, foi aprovado um edital para a apresentação de projetos de qualificação e segurança das periferias na Itália. Segundo Nadia Calzolari, o edital foi um grande sucesso, com a apresentação de 120 projetos que envolveram áreas periféricas e abandonadas em toda a Itália. “A principal motivação da iniciativa foi enfrentar o problema do abandono das periferias urbanas e promover a sustentabilidade ambiental”, afirma a arquiteta.

Para Nadia, o arquiteto, neste processo, é ao mesmo tempo o idealizador da configuração morfológica e o coordenador da participação. “É seu papel específico ser o diretor da modificação, que deve orientar com respeito à memória dos lugares, com sensibilidade atenta à contemporaneidade cultural e artística”, conclui Nádia.

A Parede Verde e Edifícios Residenciais são dois itens da exposição em Curitiba/foto: Divulgação/Ministério da Cultura da Itália

Entre os exemplos bem-sucedidos estão as requalificações da antiga estação ferroviária de Porta Romana em Milão, que deu origem a um novo bairro residencial, comercial e cultural; da antiga fábrica de Mira Lanza em Roma, que foi transformada em um centro cultural e a área industrial de Porto Marghera em Veneza, que foi transformada em um parque urbano.

“Como um banco verde, o BRDE manifesta seu apoio à mostra Rigenera, como parte de sua missão de promover o intercâmbio interinstitucional com iniciativas que visam gerar impacto positivo para a agenda da sustentabilidade também no contexto urbano”, analisa Wilson Bley, diretor financeiro do BRDE.

Para Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, sediar a mostra Rigenera expressa uma das matrizes da curadoria institucional relacionadas a sustentabilidade e arquitetura. “A articulação entre Agenda 2030 e a Cultura insere-se em uma das nossas linhas de atuação pautada pelo ODS 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis e pelo nosso compromisso em manter o Palacete como um legado ativo”, analisa Rafaela.

Ciclo de Palestras

 Dias 14 e 15 de setembro, também no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, será realizado o ciclo de palestras sobre regeneração urbana com a presença dos arquitetos brasileiros Fernando Canalli, Mauro Magnabosco, do designer argentino Christian Ullmann e dos arquitetos italianos Giorgio Teggi, Corrado Bondavalli e Nadia Calzolari. O número de vagas é limitada e a participação é gratuita mediante inscrição no site https://miacara.com.br/rigenera/

Dia 14, com mediação de Rosane Popp:

 19h20 – Fernando Canalli – Orla do Guaíba como Regeneração de Espaço Público

20h50 – Mauro Magnabosco – Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximb

21h20 – Christian Ullmann – Sensibilidade projetual: sujeitos diferentes, juntos para a REconstrução Regenerativa

Dia 15, com mediação de Flávio Schiavon:

10h20 – Giorgio Teggi – Regeneração & Regenerações – Arte Urbana

10h50 – Nadia Calzolari – Regeneração e Participação

11h20 – Corrado Bondavalli – Regeneração e as Leis Regionais da Emilia Romagna

Dia 14, ainda, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná lança, às 14h, o “Manual orientativo de contratação de projetos de arquitetura e urbanismo via concurso público” e o “Vídeo Institucional para contratação de projetos via concurso público”. Na ocasião também será realizada uma Mesa-redonda com os arquitetos Jeferson Navolar, coordenador da comissão de concursos do IAB/PR; Orlando Busarello, do Slomp & Busarello Arquitetos; João Virmond Suplicy, conselheiro vitalício e coordenador de Relações Internacionais da Direção Nacional do IAB e André Prevedello, do AP Arquitetos, escritório vencedor do Concurso Eco Parque Itaipu, e Luiz Eduardo Bini, presidente do IAB/PR.

 

Compartilhar: