Documentário revive os 70 anos da Rádio Educativa

“Rádio Educativa do Paraná” é um documentário que apresenta o olhar de pessoas que ajudaram a construir a emissora ao longo dos seus quase 70 anos de história. Para “contar” essa jornada, foi criado um programa de rádio fictício, onde a jornalista e locutora Claudia Vicentin, no estúdio da emissora, anuncia que o assunto do dia será a história do rádio. O ouvinte, que na verdade é o espectador, é convidado a fazer uma viagem no tempo, relembrando os primeiros anos da chegada do rádio ao Brasil, fato que ocorreu em setembro de 1922. Haverá novas sessões dia 7, às 19h, e 11 de setembro, às 14h30. A entrada é gratuita.

Situada na cidade de Curitiba, a Rádio Educativa do Paraná começou suas atividades em 1953, quando o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto incluiu sua criação nas festividades da comemoração do centenário da emancipação política do Estado. Há poucos registros históricos, documentais e até testemunhais dos quase 70 anos de existência, e de resistência da Educativa, fato que reforçou a necessidade de realizar esse trabalho de resgate de uma emissora que sobrevive muito devido à paixão e dedicação de funcionários e colaboradores que abraçaram a missão de divulgar e exaltar as culturas paranaense, brasileira e do mundo, através da música.

Dirigido por Geraldo Pioli, com apresentação de Claudia Vicentin, que também divide o roteiro com a escritora e ex-diretora da Rádio Educativa, Adriana Sydor, direção de produção de Carla Pioli, e produção executiva de Luciana Monteiro, o filme está estruturado com base em depoimentos de colaboradores, ouvintes, artistas, radialistas, além de imagens da rotina diária da emissora, das atribuições dos funcionários, materiais em arquivos de áudio, fotografias, imagens de acervos particulares e algumas captações atuais que ajudaram a compor visualmente a narrativa.

A Rádio Educativa do Paraná é uma emissora pública que ao longo dos anos foi vinculada a diferentes secretarias no governo do Estado. Foi gerida pela Educação, pela Cultura e pela Comunicação, com mais ou menos interesse a depender de cada momento.

Mesmo sendo mantida financeiramente pelo Governo do Estado, e portanto, sujeita à interferência de diferentes gestões, a Rádio Educativa do Paraná conseguiu, ao longo de décadas, ser reconhecida como uma das rádios públicas mais importantes do Brasil, por sua riquíssima e eclética programação, resultado de um tenso equilíbrio de forças não excludentes, mas que se complementaram em manutenção, gestão e desenvolvimento de trabalho.

Acima de tudo, o filme pretende instigar as pessoas a olharem essa rádio tão importante para o Paraná e para o Brasil, como uma rádio de Estado, e não de governo.

Esse projeto tem incentivo cultural da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), e foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

(Fonte: SBCOMM – Assessoria de Comunicação)

 

Compartilhar: