Tosca faz o show final do Mia Cara

A cantora italiana apresenta seu mais recente álbum, Morabeza/foto: Divulgação

Com a retomada dos eventos presenciais, a edição deste ano do Festival Mia Cara será encerrada em grande estilo: com uma apresentação da cantora italiana Tosca, dia 11 de setembro, às 19h, no Teatro Guaira (grande auditório), em Curitiba. Na ocasião, a artista apresentará seu mais recente álbum, Morabeza. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), em  https://bit.ly/3KdWAFB .

Vencedora do famoso Festival di Sanremo em 1996, Tiziana “Tosca” Donati é uma das mais conceituadas cantoras e atrizes italianas. Ao longo de uma carreira com mais de 30 anos, lançou 15 discos, venceu inúmeros prêmios, e colaborou com alguns dos maiores artistas italianos e internacionais, como Ennio Morricone, Nicola Piovani, Chico Buarque, Ivano Fossati, Renzo Arbore, Ron e Lucio Dalla.

Morabeza representa uma nova etapa criativa de uma viagem que tem levado Tosca a grandes palcos, numa extensa turnê mundial com passagens em Dubai, Argélia, Tunísia, Brasil, França, Itália e Espanha.

O álbum apresenta canções originais e interpretações de clássicos da música do mundo, cantadas com alguns dos artistas que conheceu nesta viagem, entre os quais os brasileiros Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Lenine. O trabalho rendeu dois prêmios Tenco nas categorias Melhor Canção (Ho amato tutto) e Álbum de Interpretação.

Ho amato tutto também levou o prêmio de Melhor Composição no Festival de Sanremo de 2020. Composta pelo italiano Pietro Cantarelli, foi adaptada em português por Adriana Calcanhotto, sob o título Amado Tudo. A faixa está disponível pela Biscoito Fino em streaming em todas as plataformas digitais e tem vídeo oficial no YouTube dirigido por Márcio Pulcini.

Uma canção de amor com uma estrutura sem refrão, a música, diz Tosca, “me levou a uma Sanremo inesperada, me fez ganhar prêmios, abriu portas que pensava estarem entreabertas, mas sobretudo deu-me três colaborações com três artistas incríveis. A catalã, magnética Sílvia Pérez Cruz que, subindo comigo no palco de Sanremo e assim vivendo comigo toda a força desta canção, foi a primeira a adaptá-la em sua língua.

“Depois veio a grande Adriana Calcanhotto, que se apaixonou pela música e fez sua própria versão em português. A bela Awa Ly, uma delicada cantora que mora entre Paris e Itália, finalmente me deu sua reinterpretação do texto em francês. Sinto-me honrada por este trabalho totalmente feminino, também por desmascarar o que é trivialmente dito, ou seja, que as mulheres são competitivas e não cooperativas. Na realidade, há uma harmonia incrível que, ao cruzar as fronteiras, se torna uma emoção única”.

Com o mote “Salute a Tutti” (saúde para todos), a décima edição do Mia Cara 2022, iniciada na sexta-feira 2, retorna com eventos presenciais até 11 de setembro, nas cidades de Curitiba e Colombo (PR). Durante dez dias, o festival oferece uma rica programação cultural com festivais de cinema, teatro, danças folclóricas, apresentações musicais, exposições, ações de gastronomia, turismo e esportes. A programação completa está no site https://miacara.com.br/

Para conhecer o trabalho de Tosca:

Site: tizianatoscadonati.it

Facebook: http://bit.ly/FbTosca

Instagram: http://bit.ly/ToscaIG

Spotify: http://bit.ly/ToscaSP

YouTube: http://bit.ly/ToscaYT

(Fonte: Zelig Digital)

Compartilhar: