Com o retorno da edição presencial, o Festin Paraná (Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná) terá sua quarta edição nas cidades paranaenses de Cascavel e Toledo, de 8 a 12 de outubro, com a participação de companhia nacionais e internacionais e programação inteiramente gratuita.
O festival terá como locais parques, praças, calçadões e salas de teatro. Em 2001 foi realizado no formado on line em razão da pandemia do coronavírus.
“Além da cidade de Cascavel, o Festin também promete animar a população de Toledo, com apresentações teatrais especiais de companhias internacionais, vindas da Argentina e Uruguai, assim como outras de várias cidades do Brasil, como Campinas, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, entre outras, trazendo espetáculos inéditos e voltados a todas as idades”, informa Bruna Bayley, uma das idealizadoras e diretoras do Festin Paraná.
As peças selecionadas para a edição passaram por uma curadoria especial, formada por Herica Veryano, doutoranda em educação, mestra em educação, bacharel em Artes Cênicas e pedagoga; Emidio Sanderson, produtor cultural com especialização em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Bruna Bayley, licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista em Gestão e Produção Cultural; e Cynthya Borges, licenciada em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná e uma das diretoras do Festin.
Em Toledo, a abertura será com o espetáculo inédito “El Truco de Olej”, da Kompanía Romanelli, do Uruguai, dia 8 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial).
Já em Cascavel, a abertura ocorre dia 9 de outubro com o inédito “Que pulga picó a Pulga?”, da companhia La Feliz Comitiva, às 14h, na Praça da Catedral.
A programação e a ficha técnica de casa espetáculo estão em www.festinparana.com.br
Em Cascavel, o Festin é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da Syngenta. A idealização e coordenação é da Cynthya Borges e Bruna Bayley; apoio cultural da Secretaria de Comunicação e Secretaria de Ação Social.
Em Toledo, é realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná; o apoio é da Copel.