Encerram neste sábado 8 as atividades do projeto A Casa de Todos, idealizado pela artista visual Leila Alberti e iniciado em 12 de setembro, e que tem por local a Rua da Cidadania da Matriz, na praça Rui Barbosa, em Curitiba. Até lá, os interessados poderão visitar o espaço e interagir com os participantes das atividades como oficinas de crochê, bordado, dança, meditação, contação de histórias, entre outras.
As práticas são orientadas pelos artistas e professores Giovana Casagrande, Hélio Leites, Leila Alberti, Leila Tatara, Luciana Cortez, Renato Barbosa, Zenilda Pereira Ammar, além dos artistas crocheteiros Rafael Codognoto, Claudia Lara, Lisiani Serea e o coletivo de crocheteiras Luciana & Marias.
A Casa de Todos é uma instalação feita em formato de casa, coberta por peças de crochê com confecção manual feita pelos artistas e pelo coletivo de crocheteiras; o projeto tem apoio curatorial de Carolina Paulovski.
A proposta, de acordo com a autora do projeto, é criar um ambiente artístico e social com significado profundo para interagir, habitar e conviver, mesmo que de forma impermanente, utilizando o crochê como recurso de comunicação neste trabalho.
Diz Leila Alberti: “Atravessar a fronteira entre arte e artesanato enriquecendo suas relações ao estimular o uso desta prática. E nada mais convidativo que a estrutura de uma casa, o lugar comum de abrigo, de refúgio do coração e da alma, onde se pode trocar experiências, e em seu interior ouvir histórias, como as narradas pelo artista Hélio Leites. Assim, através das fábulas recitadas ou execução de pequenos trabalhos de onde em nós a casa mora”.
A Casa de Todos é projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná; realização da Cultural Office e apoio da Havan.