Festival do Caranguejo movimenta Pontal

Pontal do Paraná tem monumento em homenagem ao caranguejo-uçá/foto: Divulgação/Prefeitura

Até 18 de fevereiro está em curso do 20º Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná, no qual os veranistas poderão degustar a iguaria caiçara da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos restaurantes participantes. A relação está em http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/ .

 

Segundo o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o atual formato do Festival do Caranguejo foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas: “A ampliação de datas e locais permitirá que mais veranistas possam aproveitar o verão para saborear nosso caranguejo e conhecer as praias de Pontal do Paraná”.

 

O Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico com produção da Adetur Litoral e apoios da Secretaria Estadual de Turismo, Viaje Paraná e Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná.

.

 

A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal. Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura é permitida apenas entre os dias 1 de dezembro e 14 de março (no caso do Paraná, pois o período de defeso pode variar em cada estado). A captura de fêmeas é totalmente proibida. Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue.

 

Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas.

 

(Fonte: Zelig Assessoria)

Compartilhar: