Viva uma vida que muda vidas. Com este propósito, o Instituto Incanto inaugurou nesta sexta 30 o Centro Cultural Incanto, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR). Com cerca de 330 metros quadrados, o espaço será um centro artístico e cultural e contará com uma equipe voluntária de 15 professores e oito professores de atividades socioemocionais, com uma estrutura completa para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O espaço é a primeira unidade acelerada pela rede Gerando Falcões na capital paranaense, que tem o objetivo de criar pontes entre a periferia e o centro através da cultura, esporte, capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo.
O Centro Cultural é uma extensão do trabalho em rede que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto Incanto, que atua desde 2017 buscando professores de arte e cultura disponíveis para atuar em ONGs parceiras de Curitiba e região metropolitana, sendo um espaço de desenvolvimento de voluntários e fortalecimento comunitário. “Desde 2019, o presidente da CID – Centro Integrado de Digitalização, Reginaldo Jung, estava observando o trabalho do Incanto. A CID passava por um momento conturbado e Jung pretendia fechar a ONG. Mas ele teve uma ideia que mudaria os nossos rumos e nos convidou para assumir a gestão do espaço e colocar em prática o Centro Cultural Incanto, continuando o atendimento às crianças da região e impactando a comunidade local”, explica como surgiu a oportunidade do Centro Cultural, Camila Casagrande, fundadora e CEO do Instituto Incanto.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Atualmente, o Instituto Incanto conta com cerca de 120 voluntários ativos e já impacta a vida de 510 crianças e adolescentes por meio de 17 ONG´s parceiras distribuídas em 11 comunidades diferentes em Curitiba e Região Metropolitana.
O Centro Cultural Incanto possui em sua estrutura com quatro salas onde o Instituto Incanto poderá atender de forma gratuita 200 crianças e adolescentes por mês, que irão frequentar o local de segunda a sábado, com matrículas para as atividades artísticas e pedagógicas específicas, participando de forma alternada quatro vezes por semana. Além das salas de atividades e salão principal, há também refeitório, banheiros e sala da equipe administrativa do Centro que trabalham em tempo integral no espaço.
“A nossa missão é encantar e transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas comunidades por meio da Cultura e da Arte, como ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O nosso objetivo é formar jovens para saírem daqui com visão de futuro, por isso pensamos na arte como um todo, como um preparatório para a vida”, afirma a fundadora do Instituto Incanto.
Um dos propósitos do Centro Cultural é utilizar a cultura e a arte como ferramenta para desenvolvimento social e, por isso, o programa inclui diversas atividades, como esportes – com o Muay Thay e o Futebol – e cultura e música – com dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia, aulas de canto, percussão, violão e instrumentos de Corda e Sopro.
Atendendo o avanço das novas tecnologias também estão contemplados no programa do novo espaço o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação, além do Inglês, essencial para a área. Um dos diferenciais do programa são as atividades pedagógicas que incluem temas como Diversidade, Direitos Humanos, Empoderamento e Auto Conhecimento, Violências, Ecologia e respeito ao Meio-Ambiente.
“O nosso objetivo é ampliar a visão de mundo e também gerar artistas no futuro, mostrando que nossas crianças e adolescentes podem ser sim quem elas quiserem na vida. Nosso objetivo é atender cerca de 2.200 crianças, jovens e adultos até o final de 2022, por meio do Centro Cultural, do projeto Caçajeito e da frente de expansão com as aulas descentralizadas. Vamos transformar o mundo, uma vida por vez”, complementa Camila Casagrande, do Instituto Incanto.
Além do Centro Cultural, o Instituto também fez uma parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Santos Andrade, para a realização de cursos de qualificação profissional de desenvolvimento comunitário para jovens e adultos por meio do projeto Caçajeito. Até 2022, a ONG pretende iniciar as Cias. de Dança e Teatro com adolescentes que participam da ONG e dar início a sua própria orquestra.
COMO PARTICIPAR
Quem tiver interesse em fazer parte dos projetos, de forma voluntária ou por meio de doações em dinheiro ou materiais, ou se inscrever de forma gratuita nas atividades esportivas, culturais ou de educação, pode entrar em contato pelo e-mail contato@institutoi
(Fonte: Propósito Comunicação)