Na abertura, Festuris Gramado mostra sua força

Profissionais do turismo do Brasil e da América Latina lotaram o Palácio dos Festivais na abertura do evento/foto: Dionatan Santos

A cerimônia de abertura do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, na noite desta quinta-feira 3, no Palácio dos Festivais, foi além dos discursos habituais dos organizadores e das autoridades. A começar por um belo espetáculo que exaltou as raízes do Rio Grande do Sul, com o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, a soprano Débora Faustino e o saxofonista Vini Neto. E culminou com a assinatura de termo de parceria entre a Rossi & Zorzanello, criadora do Festuris, e o Sebrae para realização do Connection Terroirs do Brasil em maio de 2023, mais um evento importante com o timbre da empresa gaúcha que nasceu há 34 anos.

Dois governadores reeleitos em outubro prestigiaram a solenidade: Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Na composição da mesa, ao lado dos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, também o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub; o deputado federal Rodrigo Coelho, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; e Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do evento: resistência e resiliência/foto: Cássio Bresolla

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram o crescimento e a força do evento desde a sua primeira edição: “São 34 anos que ocupamos este espaço e as emoções se repetem na mesma intensidade, como se fosse nossa primeira manifestação”, afirmou Marta, antes de lembrar o momento que o setor viveu nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Citou ainda que o momento é de união de todos em prol do país.

Já Eduardo Zorzanello disse que esta solenidade é uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”. Este apoio, segundo ele, possibilitou que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. Ele comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias).

No show de abertura, as raízes do Rio Grande/foto: Cássio Bresolla

Em um segundo momento, Marta lembrou que “a nova economia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir o caminho para o diálogo. Diálogo, é disso que o mundo precisa”.

Falaram o secretário Raphael Ayub; o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, que representou o ministro do Turismo, Carlos Brito; e o governador reeleito do RS Eduardo Leite, que destacou: “Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo” e cumprimento Marta e Eduardo “pela resiliência e resistência”. O prefeito Tissou encerrou os discursos, afirmando que o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, e destacou a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são muito importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”.

O Festuris prossegue nos próximos dois dias – 4 e 5 – com a Feira de Negócios, com cerca de 2.700 marcas nos estandes e mais de 40 destinos turísticos, distribuídos em ambientes temáticos: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience. E o Meeting Festuris, evento de conteúdo, com uma série de palestras e painéis.

 

Compartilhar: