Festuris dos 35 anos, em 2023: 9 a 12 de novembro

Em dois pavilhões – Araucária e Hortênsia – cerca de 2.700 marcas foram apresentadas nos estandes/foto: Júlio Zaruch

O Festuris Gramado de 2023 já tem data definida: 9 a 12 de novembro, quinta a domingo, com a tradicional abertura no Palácio dos Festivais e a feira e demais atividades no espaço Serra Park. Será a edição dos 35 anos. O anúncio foi feito no encerramento do evento deste ano, na tarde do sábado 5, por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, os dois CEOs. No balanço geral, as previsões de público foram confirmadas, com cerca de 12.500 inscritos e um crescimento total de 120% em relação ao 2021, exemplar prejudicado pela pandemia do coronavirus, e de 16% se comparado a 2019.

Quem foi ao Festuris 2022 comprovou este crescimento: a feira avançou para dois pavilhões e, importante, exibindo estandes de porte e de visual muito atraente. É um evento de negócios, com a organização visando lucros e os participantes se empenhando na apresentação de seus produtos e no fechamento de contratos. Os espaços temáticos – Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience, área gastronômicas com suas aulas-shows, degustações e outros desdobramentos –, concorridíssimos.

Em dois pavilhões – Araucária e Hortênsia – cerca de 2.700 marcas foram apresentadas nos estandes/foto: Cássio Bresolla

Mas há no Festuris Gramado – hoje seguramente a mais importante feira de turismo no Brasil e uma das destacadas da América Latina – um componente que não é visível em outros eventos de turismo: a simpatia, o bem-receber pelos anfitriões além dos preceitos protocolares, o que o faz também um encontro de amigos.

Há outros detalhes, como o plantio anual de árvores, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade e a inclusão social. E a premiação do embaixador Festuris que mais agentes de viagens levou para o evento: Luciano Teixeira, da FRT de Porto Alegre, foi o contemplado; sua caravana somou 245 profissionais.

Jussara Höppner: uma das lideranças do turismo em Gramado/foto: Rafael Hanzen

E esta edição do Festuris teve outro componente inédito: pela primeira vez o Troféu Sílvia Zorzanello – que lembra a executiva falecida em 2010 e que há 34 anos criou o evento ao lado de Marta Rossi – foi entregue fora da Câmara de Vereadores, que o instituiu em 2011 para homenagear pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

Neste 2022, a contemplada foi Jussara Höppner uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 os dois abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

 

 

Compartilhar: