Evento que marcou os 40 anos de fundação do Veteran Car Club do Paraná, o 26º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, realizado de 16 a 19/11, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, recebeu cerca de 8.500 visitantes que foram apreciar os 800 veículos expostos, entre automóveis, caminhões, motos e bicicletas.
Para o presidente da entidade, Paulo Roberto Narezi, foram superadas todas as previsões. Em 2018, o encontro será realizado em Porto Alegre (RS), de 15 a 18 de novembro.
A exposição reuniu veículos raros e até únicos, como o protótipo de competição da categoria “Divisão III”, desenhado e construído por Anísio Campos, em 1968, e que após anos desaparecido foi resgatado e restaurado por um membro do Veteran Car Club.
Destaque também para o Ford Galaxie Landau 1978, que transportou o Papa João Paulo II quando ele esteve em Curitiba, em 1980.
Na entrada da exposição, a atração maior eram três variações do Ford T, modelo que revolucionou os sistemas construtivos de automóveis no início do século 20, e que ainda estão em plenas condições de funcionamento. Um deles, de 1919, nunca restaurado, apresenta na pintura e no estofamento as marcas do tempo. Detalhe: este automóvel chegou ao evento rodando.
Também foi montada uma feira de peças, antiguidades e artigos, com 70 comerciantes de todo o país.
Participaram do Encontro 25 clubes de Curitiba e de outras cidades e estados, com ilhas exclusivas, além de 30 clubes do país representados por veículos inscritos individualmente, ou apenas por seus colecionadores, que não estavam expondo, mas prestigiaram o evento.
O Ford 1946 Super de Luxe Conversível, comprado zero-quilômetro e que é mantido por ela até hoje, sem restauração, pertencente a Luiz Fernando Carneiro Bettega, recebeu o troféu José Aurélio Affonso, entregue pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, representada pelo diretor social do Veteran Car Club do Paraná e membro da FBVA, Roberto Biesemeyer.
Para a outorga do troféu especial Best of Show, pela primeira vez a comissão julgadora decidiu por um veículo de relevância para indústria nacional: o Opala Las Vegas de 1972, automóvel conceito, criado pela GM. O veículo, após décadas desaparecido e descaracterizado, foi resgatado pelo colecionador Jefferson Pereira, de Santa Catarina. Foram anos de pesquisa histórica para que o restauro recuperasse o estado original de 1972.