A Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) criou o Grupo de Trabalho de Turismo de Luxo, que terá a missão de buscar o aprimoramento, o fortalecimento, a competitividade e o crescimento das agências de viagens brasileiras que atuam com o segmento.
O turismo de luxo responde por 25% de toda a renda gerada no turismo mundial e a 3% do volume total de viagens, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
O Grupo de Trabalho, o primeiro formado por agências de viagens associadas, é composto de 25 integrantes de várias localidades do Brasil. Seis coordenadores – quatro deles eleitos pelo grupo e dois indicados pela Abav Nacional, representando a diretoria – vão conduzir os projetos que começam com duas metas: mapear o mercado no Brasil e identificar suas dores para que a partir daí o grupo possa traçar o plano de trabalho.
A gestão do plano caberá à recém-criada Gerência Institucional da entidade, que tem à frente Priscila Perasolo. Os coordenadores são: Fátima Bezerra (WM Tours), diretora da Abav Nacional; João Augusto Machado (Vera Machado Turismo), vice-presidente de Marketing e Eventos da Abav; Claudia Bernardo (Six Viagens); Danielle Coltro (Coltro Viagens); Humberto Murakami (Get Out N About Travel); e Luís Sassi (Flaptur).
Também estarão em pauta nas discussões do grupo assuntos relacionados à interface das agências com fornecedores e o consumidor final, e às atualizações da legislação, a começar pelas necessárias adequações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Entre as ações já projetadas estão a realização de programas de capacitação e treinamentos específicos de destinos e fornecedores, de acordo com as necessidades e interesses das agências associadas.