Com o roteiro Personalidades Negras e Clubes Operários será realizada neste sábado 28, a partir das 9h, uma visita temática ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula (praça Padre Sotto Maior, no bairro São Francisco), em Curitiba. São 60 vagas; inscrições em guia.curitiba.pr.gov.br.
No percurso, de cerca de três horas, são apresentadas personalidades que fizeram parte da história de Curitiba e do Paraná – como a primeira engenheira negra Enedina Alves Marques; a milagreira Maria Bueno; um dos fundadores do Clube 13 de Maio, Vicente Moreira de Freitas; a professora e a historiadora paranaense Maria Nicolas.
Também serão abordados dados sobre os clubes Operário, 13 de Maio e Sociedade dos Empregados nas Indústrias de Erva-Mate.
A diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, idealizadora da programação, é a responsável por conduzir os visitantes. Ela conta que, além de apresentar o cemitério como um patrimônio da cidade, por meio dele é possível conhecer a história. A intenção é promover e difundir os feitos dessas personalidades.
“É um modo de desmistificar o espaço do cemitério, mostrando toda sua potencialidade e capacidade de reverberar e miniaturizar a história da cidade”, destaca.
Mais de sete mil pessoas já participaram das visitas desde 2017, quando foram institucionalizadas pelo município. A programação ficou suspensa durante o período mais grave da pandemia da covid-19 e foi retomada, nas últimas semanas, com uma série de visitas noturnas.