Pomerode revive tradição da “caça aos ovos”

Grandes ovos decorados serão atração em toda a cidade/foto: Divulgação/Pomerode

A “caça aos ovos” é mais uma tradição de Páscoa. Nas famílias cheias de crianças, pistas são deixadas por todo o lado e a manhã da data cristã é dedicada a procurar os doces pelo jardim. Para a Associação Visite Pomerode (Avip), foi essa a inspiração para a Eier Parade, um mapa de ovos, espalhados pela cidade, que podem ser encontrados por moradores e visitantes. Ao invés de chocolate, essas estruturas presenteiam com arte: em 2022, são 13 obras de 2,5 metros de altura, pintadas por artistas locais e convidados distribuídas por quatro bairros. A atração faz parte da 14ª Osterfest, de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2022, em Pomerode (SC).

A Eier Parade foi criada em 2021 quando, por conta dos impactos da pandemia, a programação presencial da Osterfest teve que ser cancelada. Para que a cidade não perdesse o clima de Páscoa e revivesse o sentimento de renascimento trazido pela data, os organizadores optaram por uma programação contemplativa de ovos. O público gostou da proposta e ela passa a integrar a programação oficial do evento a partir de 2022.

De acordo com Manfredo Goede, presidente da Avip, a Eier Parade conquistou o público por conseguir unir arte, ludicidade e uma programação ao ar livre, que pode ser realizada no ritmo de cada família: “Fizemos um experimento em 2021 e percebemos que essa atração consegue levar os visitantes a passearem pela cidade e conhecerem bairros e estabelecimentos de Pomerode que não ficam apenas no entorno do Centro Histórico”.

Além de artistas locais, produtores de outras regiões foram convidados pelos Consulados da Alemanha, Itália, Áustria e Bélgica para estamparem suas artes em obras apoiadas pelas instituições. Obras com alusão a cultura da Rússia e do Japão também poderão ser visitadas.

Uma das novidades de 2022 é um mapa físico, onde os visitantes poderão carimbar a cada ovo visitado, através do estabelecimento onde está instalado, para concorrer a prêmios.

A programação de Páscoa da cidade mais alemã do Brasil, sempre de quinta a domingo, das 10h às 20h, de 17 de fevereiro a 17 de abril, terá como uma das atrações, no Centro Cultural daquela cidade catarinense a maior árvore de casquinhas naturais do mundo, com 100 mil unidades, e ainda o maior ovo decorado, com mais de 15 metros de altura. Pontos gastronômicos, venda de artesanato e produtos locais e outras experiências fazem parte do complexo.

Em virtude das normas sanitárias vigentes para realização do evento, a 14ª Osterfest terá controle de acesso, capacidade de público abaixo de 40%, exigência do comprovante de vacinação ou teste negativo e uso obrigatório de máscara.

Compartilhar: