Aparecida, ícone do turismo religioso

Basílica de Aparecida e o bondinho aéreo, que volta a operar em julho/fotos: Divulgação/Assimptur

A cidade de Aparecida, localizada no vale do Parnaíba paulista, é mundialmente conhecida por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e sua Basílica, construída com tijolos aparentes e considerada a segunda maior catedral do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Desde quando a imagem da santa foi encontrada, em 1717, nas águas do rio Paraíba, o destino passou a receber devotos que iam buscar graças e agradecer as alcançadas na primeira capela de madeira construída em 1745. Em 16 de julho de 1936, por decreto do papa Pio XI, porém Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil, o que aumentou ainda mais a procura pelo lugar.

Trem do Devoto: roteiro por 128 estátuas

Além de um importante destino do turismo religioso brasileiro, Aparecida oferece ao visitante uma série de atrações, todas ligadas à sua aura espiritual: um dele é o Trem do Devoto, que corre sobre um monotrilho passando por cenários com 128 estátuas que retratam os principais momentos da vida de Cristo, sendo também uma opção de transporte que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem foi encontrada. Esse trajeto, conhecido como Caminho do Rosário, tem 1,4 quilômetro de extensão, dividido em vinte cenários retratando os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). É uma experiência de contemplação.

No Museu de Cera podem ser vistas estátuas, 68 no total, em tamanho natural, que retratam os principais milagres e acontecimentos relacionados à Nossa Senhora Aparecida. Há também a reprodução das imagens do papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e devotos famosos, como Ronaldo Fenômeno e Renato Aragão. o cantor Daniel e o cosmonauta Marcos Pontes.

O museu fica no Cinemuseu, um memorial da devoção a Nossa Senhora Aparecida, onde também pode ser visitado o cine Padroeira, uma experiência de imersão, em uma sala de cinema, que reúne o que existe de mais moderno em projeção cinematográfica. O espaço exibe o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, com imagens simultâneas em cinco telas especiais, criando efeitos holográficos em 3D.

Summit Hotel Porto Real: a um quilômetro do santuário

Visitar a Cúpula dá uma visão da dimensão do interior da Basílica e caminhar pela Passarela da Fé pode ser um momento de oração e agradecimento, por esse caminho que liga o Santuário a Basílica Velha, inaugurada em 1.888, que tem riquezas de detalhes em sua decoração interna.

Os Bondinhos Aéreos de Aparecida percorrem 1,1 quilômetro a uma altura de 120 metros, chegando à Torre do Mirante com 30 metros, que tem um andar panorâmico onde é possível ter uma visão de 360° do complexo, com acesso feito por elevadores. Os bondinhos passam por manutenção, voltando a operar a partir de julho desse ano.

Para quem pretende ir a Aparecida, o Summit Hotel Porto Real, localizado a um quilômetro do santuário, tem várias opções de hospedagens, com café da manhã, e foi eleito como o melhor serviço da cidade pelos canais de vendas. Suas sacadas permitem uma visão privilegiada da cidade. Os apartamentos têm ar-condicionado, camas box, TV LCD 32, cofre, frigobar, mesa com cadeira, banheiros com ducha e secador de cabelo. Informações: (12) 3105-3328 ou https://www.summithotels.com.br/summit-hotel-porto-real.

(Fonte: Assimptur Assessoria de Imprensa)

Compartilhar: