Entre julho e novembro, as praias de Prado, no litoral baiano, são cenários da presença de baleias jubartes, que descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes do oceano Atlântico.
Por isso, a região é conhecida como Costa das Baleias e é considerada um dos melhores pontos do mundo para a observação dos cetáceos, atividade que atrai, anualmente, milhares de turistas desejosos de contemplar esse espetáculo em alto mar.
O show das jubartes pode ser apreciado com passeios saindo de Prado, Cumuruxatiba ou Corumbau.
As jubartes impressionam pelo seu tamanho: 12 a 16 metros e peso que varia de 35 a 40 toneladas, uma das maiores espécies de baleias conhecidas. Mesmo com o grande volume de seu corpo, as jubartes conseguem arremessá-los praticamente todo para fora da água. Outro comportamento costumeiro é o de nadar com parte da cauda exposta para fora da superfície da água, o que encanta os turistas.
Prado é uma cidade tranquila e repleta de belezas naturais, grandes falésias de areia, que se somam às tradicionais canoas e jangadas coloridas utilizadas para a pesca artesanal. Sua orla marítima se estende por 84 quilômetros, com quase três dezenas der praias de águas mornas em tons de azul e verde. Muitos a chamam de “Caribe brasileiro”.