
A nova loja da fábrica de chocolates Barion, em Curitiba (Linha Verde, 6000, Tarumã, em frente à Sociedade Hípica Paranaense), inaugurada na noite da quinta-feira 23, abre ao público hoje, com uma gama de novidades desenvolvidas especialmente para marcar esse momento de expansão. Entre elas está o já premiado Ovo recheado com creme de castanha de caju e canela com pedaços de castanha de caju, que ficou em primeiro lugar na degustação às cegas em recente evento gastronômico.
Mas o novo endereço é, na verdade, um resgate da história da Barion, indústria com 62 anos de existência no cenário da capital paranaense: ao mesmo tempo em que se coloca mais perto de seus clientes de Curitiba, a loja ocupa o mesmo local onde funcionou a primeira fábrica da Barion, na década de 1970, quando a via ainda se chamava BR-116.
Fernanda Barion, diretora de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da marca, explica que a data da inauguração foi escolhida porque a Páscoa é o momento de maior movimento quando os produtos de época da Barion são disponibilizados exclusivamente nas lojas próprias: “Isso faz com que os clientes tenham acesso à toda a nossa linha em um só lugar com preços acessíveis”.
Quem quiser também pode optar pela loja de fábrica junto à indústria em Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba, com os mesmos produtos e preços. E quem for de fora de Curitiba e região tem a possibilidade de receber em casa através da compra pelo e-commerce www.lojabarion.com.br.

Para esse ano os clientes vão encontrar produtos desenvolvidos especialmente para marcar esse momento de expansão. Além do Ovo recheado com creme de castanha de caju e canela com pedaços de castanha de caju (200gr R$ 34,99), o catálogo de novos ovos traz, ainda, o Ovo de colher com doce de leite e pão de mel (310gr R$ 59,99), Ovo recheado com creme de avelã e pedaços de avelã (200gr R$ 34,99), Ovos infantis com tatuagem e copo de brinde (100gr R$ 24,99). E continuam em cartaz os tradicionais carros-chefes Ovo de wafer (R$ 39,99), uma receita patenteada e o Ovo tubetes (335gr R$ 44,99). Oferece produtos para confeitaria, itens a granel, além de um café para quem quiser degustar os produtos ali mesmo.
Nos dias 1 e 2 de abril a nova loja vai receber os clientes com brincadeiras para as crianças, que poderão rechear casquinhas de chocolate, com a presença do Coelho Barion. Será entre 9h e 19h.

A trajetória da Barion iniciou com o patriarca da família, Ricardo Barion, e seus filhos Ricardo Jr., Roberto e Rommel, que chegaram em Curitiba, vindos de Marília, em meados de 1960 e começaram a comercializar doces, chocolates e confeitos de terceiros. Não demorou para que eles passassem a produzir seus próprios produtos, inclusive ovos de Páscoa.
Em 1980 foram criados os Tubetes, os primeiros rolinhos wafer do país o que elevou a Barion para o terceiro lugar entre as mais importantes empresas de chocolates brasileiras. Com a crescente expansão, havia necessidade de mais espaço e por isso a fábrica foi transferida para colombo.
Através de uma tecnologia própria a Barion desenvolveu uma receita exclusiva do seu chocolate que é elaborado com ingredientes de alta qualidade, com 36% de cacau.
Apesar de todo crescimento e reconhecimento nacional a Barion preserva seu olhar familiar. Hoje a indústria é comandada por Fernanda Barion, diretora de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento; Leonardo Barion, diretor Comercial e de Logística; e Alexandre Barion, diretor de Operações.
Atualmente a marca Barion está presente nos grandes centros através dos grandes varejistas do mercado e revendedores. Com exceção da linha de Páscoa, que é comercializada exclusivamente nos canais da marca (lojas de fábricas, e-commerce e televendas), o amplo catálogo de produtos é encontrado em diferentes pontos de venda.
A novidade é que a partir desse ano a Barion vai colocar em prática um modelo de franquia inovadora de baixo investimento e alta rentabilidade. “Estamos implementando a possibilidade de microempresários apostarem na marca com um modelo inovador de franquia. Além de revender os produtos, ele também poderá comercializar para o consumidor final”, explica Leonardo Barion diretor Comercial da marca. As informações já podem ser adquiridas através do email franquias@barioncia.com.br .