Bee.O, café, padaria e confeitaria artesanal

Bee.O: mais um empreendimento no portfólio da empresária Clemilda Thomé/fotos: Jennyfer Almeida França

A chegada de Lênin Palhano como chef executivo e diretor de operações dos empreendimentos gastronômicos da empresária Clemilda Thomé representa não só uma nova etapa do restaurante Quintal do Porco (avenida Manoel Ribas, 540, Mercês, Curitiba), mas, também, um novo espaço gastronômico: o Bee.O Café (r. Jacarezinho, 636, no mesmo bairro).

 

O Bee.O é um local de café, panificação e confeitaria artesanal e, aqui, a empresária tem como sócio o filho José Guilherme Thomé. O cardápio é assinado por pelo chef Palhano e pela confeiteira Anna Cury. Abre de segunda a sexta, das 11h às 19h e aos sábados, das 10h às 16h

 

Com projeto arquitetônico do escritório Godino Arquitetura, do arquiteto Javier Godino, o Bee.O Café tem capacidade para 24 pessoas e traz, como destaques, pães de fermentação natural, além de confeitaria moderna e artesanal. Também trabalha com encomendas para datas especiais, cestas para presentes e coffee break empresarial.

 

Para a pausa do dia-a-dia, no Bee.O Café o cliente encontra cafés, sanduíches, toasts, bolos caseiros e quentinhos, croissants, entremets, brigadeiros, pães de fermentação natural, sonhos e muito mais.

 

Pães, bolos, croissants e empanadas estão no cardápio do novo café

No cardápio, que é fixo, pratos como empanadas argentinas (nos sabores carne, frango cremoso, ricota com espinafre e cebola caramelizada), sanduba caprese no croissant (croissant artesanal, rúcula, muçarela de búfala, molho pesto da casa e tomate confit) e entremet (sobremesa em camada com várias texturas, com limão siciliano, frutas vermelhas, creme de avelã e frutas tropicais), se destacam.

 

Para manter os produtos sempre frescos, o Bee.O Café trabalha com uma vitrine diária. Isso significa que há uma quantidade limitada de produtos no dia-a-dia e, caso o cliente não queira perder aquele exato doce da vitrine, por exemplo, pode fazer uma reserva via WhatsApp, no número (41) 3023-4808.

 

“A ideia foi criar um espaço lindo, amplo e moderno, para receber pessoas para uma pausa, com um cardápio assinado e pensado em cada detalhe, e com opções para diferentes horas do dia. Estamos muito felizes com a inauguração e esperamos todos para escrever essa nova história junto conosco”, diz Clemilda. O convite da empresária a Lênin Palhano aconteceu, também, para que o chef assumisse a direção operacional e chefia executiva de outros empreendimentos gastronômicos do grupo, de propriedade de Clemilda, que contempla o Bee.O, o Quintal do Porco, o Con Cozinha Oriental, além de participar do desenvolvimento de novas operações.

Lênin Palhano, chef premiado

Com 37 anos e há 17 no mercado, o chef Lênin Palhano se formou em Gastronomia em 2009 e rapidamente ingressou no Grupo Vino! através do restaurante Terra Madre, onde começou como auxiliar de cozinha e transitou durante quatro anos por todos os setores até tornar-se sub-chef de Ivan Lopes com a chefia executiva de Rodrigo Martins.

 

Chef Lênin Palhano: 17 anos no ramo

Em 2010, Lênin recebeu o prêmio de Chef revelação – Talento Jovem do Prêmio Bom Gourmet, o que lhe abriu portas para assumir o comando do francês C la Vie, do mesmo grupo, com apenas 24 anos – na época, o restaurante era assinado pelo Chef Erick Jacquin. Em menos de um ano, o restaurante se transformou em uma cozinha abrangente e de influência mundial. Em 2013, Palhano assumiu a culinária do Terra Madre, tornando-se chef executivo do Grupo Vino! aos 26 anos.

 

Depois de sete anos no grupo, Palhano decidiu aceitar o convite do empresário Jorge Nacli e assumir a gestão gastronômica do primeiro hotel boutique de Curitiba, o Nomaa Hotel, que abriga o restaurante Nômade. Ao lado de Carolina Nacli, foram mais sete anos de imersão absoluta no projeto que tornou o hotel referência no Brasil e no mundo – o estabelecimento foi considerado um dos melhores hotéis urbanos do planeta pela revista Wallpaper, grande nome mundial em design e estilo de vida.

 

No Nômade, o chef conquistou prêmios como Melhor Restaurante de Curitiba por inúmeras vezes nas revistas Veja, Bom Gourmet e Topview, e Chef do Ano, além de uma chancela na seleção de chefs mais promissores do país pela GQ em 2017, sendo o único fora do eixo Rio-São Paulo.

 

Em 2020, Lênin, com inspiração proveniente dos dias de reclusão durante a pandemia, colocou em prática outra ideia: a criação do Grupo Obst., assim, encerrando seu ciclo no Nomaa Hotel. O primeiro negócio nasceu em janeiro de 2021, o Obst.Lugar, um projeto ousado para a cena curitibana que contava com criatividade e hospitalidade como pilares centrais. Na sequência, veio a Lênin Palhano Cozinha de Eventos, em março de 2022 nasceu o Ninna Cozinha, e, na sequência, os restaurantes Olivia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba e Ottra Pizza. No início de 2023, o chef deixou o Grupo Obst. para se dedicar a um novo projeto.

 

A fim de colocar em prática todo o seu conhecimento derivado de anos de experiência, criou o Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia. A primeira parada desta jornada foi no B Hotel, em Brasília (DF), hotel design localizado na área nobre da capital, onde esteve à frente da reestruturação de todo o setor gastronômico reformulando cardápios de restaurante, bar, departamento de eventos, room service, café da manhã, e capacitando equipes de todo o setor de A&B (alimentos e bebidas). Lênin continua como chef executivo e irá fazer a gestão, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, mesmo estando à frente do Bee.O Café.

 

Compartilhar: